Reitor da Unicamp participará de conferências em Londres

Fonte Jornal Unicamp 17/05/2012 às 13h

Reitor da Unicamp participará de conferências em Londres

 reitor da Unicamp, Fernando Costa, participará de duas conferências em Londres na próxima semana: a Conferência e Encontro Anual da Worldwide Universities Network (WUN), a ser realizada entre os dias 22 e 24, e a Sickle Cell in Focus (SCiF), programada para os dias 24 e 25. A primeira conferência reunirá representantes das 19 universidades integrantes da WUN, entre as quais a Unicamp é a única da América Latina; a segunda, médicos e estudiosos da anemia falciforme, doença hereditária decorrente de uma deformação das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) que pode acarretar danos severos à saúde de seus portadores.

A Conferência da WUN será a primeira atividade acadêmica da rede com a presença da Unicamp, admitida como membro em março deste ano. Fernando Costa fará uma apresentação no primeiro dia do encontro, durante o Fórum de Reitores. Ele será um dos debatedores da sessão "Knowledge Partnerships – Emerging Economies" (Parcerias de Conhecimento – Economias Emergentes), ao lado dos reitores das Universidades da Cidade do Cabo (África do Sul), de Bergen (Noruega) e Chinesa de Hong Kong (Hong Kong). Joseph Sung, o reitor da Universidade Chinesa de Hong Kong, visitará a Unicamp no início de julho.

Na SCiF, uma das principais conferências internacionais sobre anemia falciforme, Costa apresentará a palestra "Inflammation and endothelial cell activation as therapeutic targets in sickle cell disease" (Inflamação e ativação celular endotelial como alvos terapêuticos na anemia falciforme), na tarde do dia 25. A palestra integrará a sessão "Evolving Concepts and Emerging Therapies" (Conceitos em Desenvolvimento e Terapias Emergentes), da qual também participarão pesquisadores de renomadas instituições dos Estados Unidos.

Costa lidera um grupo de pesquisa sobre anemia falciforme no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp cujos trabalhos têm tido grande repercussão mundial.
Jornal Unicamp
Fonte Jornal Unicamp 17/05/2012 ás 13h

Compartilhe

Reitor da Unicamp participará de conferências em Londres