Redução no horário de funcionamento de pátios compromete acesso a terminais de Santos, avalia Codesp

Fonte Agência Brasil 28/05/2013 às 15h

 

São Paulo – A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informou por meio de nota que o decreto anunciado pela prefeitura de Cubatão, limitando o funcionamento de dois pátios reguladores ao horário comercial (das 8h às 18h) compromete a logística de acesso aos terminais. A Codesp disse não entender de que forma a limitação no horário de funcionamento irá reduzir impactos no município.

Segundo a Codesp, os pátios reguladores têm 1.600 vagas estáticas, com giro de 3,5 mil a 4 mil caminhões durante 24 horas. Com o decreto se perdem 14 horas de operação.

Também por meio de nota, a prefeitura de Cubatão informou que o congestionamento de veículos ocorrido na manhã desta terça-feira (28) em toda a Baixada Santista, foi a repetição de um problema que vem ocorrendo rotineiramente na região desde o início do ano e com proporções semelhantes.

“A prefeitura de Cubatão tem manifestado reiteradamente à Codesp, ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista - Condesb, à Ecovias e aos demais setores envolvidos diretamente com a questão, a necessidade da busca de uma solução metropolitana para a crise logística que tem afetado de maneira grave o dia a dia da população de Cubatão e demais cidades. Entretanto, nenhuma solução efetiva foi adotada ou mesmo proposta até agora”, diz a nota.

Segundo o comunicado, o decreto que disciplina o horário de funcionamento dos pátios de veículos foi o recurso legal adotado pela prefeitura para minimizar os problemas que vêm sendo enfrentados pelo município.

Na tarde de hoje (28), o assunto será discutido em reunião entre a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa Mendonça e Silva, o presidente da Codesp, Renato Barco; o secretário de Santos de Assuntos Portuários, José Eduardo Lopes, e representantes da Ecovias, a concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Santos, Lopes vai se manifestar sobre o assunto após a reunião.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 28/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Redução no horário de funcionamento de pátios compromete acesso a terminais de Santos, avalia Codesp