Recordes marcam abertura das comemorações de 10 anos do Circuito CAIXA, em Goiânia

Fonte Local da Comunicação 07/04/2013 às 14h

 

Etíope Fikru Dadi estabelece menor tempo do percurso, puxando pelotão geral de 2.700 competidores; Meseret Birato vence a prova feminina

Goiânia - A capital goiana amanheceu com calor forte, recordes de percurso e de público e comemorações, neste domingo (7), no Circuito de Corridas CAIXA. Ignorando o clima do cerrado, o etíope Fikru Abera Dadi estabeleceu o menor tempo dos 10 km, com 29min51. José Márcio Leão, medalha de prata, foi o primeiro brasileiro, com 30min17. Entre as mulheres, outra vitória da Etiópia, com Meseret Legese Biratu, que fez 35min49. Roselaine de Souza Silva, a vice-campeã e melhor brasileira, chegou dez segundos depois. Com 2.700 competidores, a prova celebrou a abertura da edição histórica de dez anos do circuito e os 80 anos de aniversário da cidade.

"Foi fácil", resumiu o sorridente Fikru Dadi. O etíope não teve tempo hábil para conhecer o percurso da prova e contou com uma bateria de treinos intensivos em Curitiba, desde que chegou ao Brasil, na quinta-feira (4), para vencer. "Até o quinto quilômetro, foi uma disputa acirrada, os outros brasileiros estavam próximos, mas depois consegui me distanciar bem", explicou Fikru, que derrubou o recorde do percurso (29min54), feito por Giomar Pereira em 2009 e igualado por Gilmar Silvestre em 2012.

Para José Márcio Leão, melhor brasileiro na prova, o grande vilão deste domingo foi o calor. "O ritmo nem estava tão apertado assim. O etíope ficou só três segundos abaixo do recorde. Mas o calor foi demais, principalmente porque o percurso da prova é de muitas subidas e descidas, exige mais resistência da gente", avaliou o atleta do Cruzeiro, revelação do Circuito CAIXA em 2012.

Emoção na disputa feminina

Também etíope Meseret Legese Biratu não teve dificuldades para vencer, disparando logo nos primeiros quilômetros. "Estava muito quente, mas consegui ganhar vantagem na disputa, sem deixar as adversárias me alcançarem", disse Meseret. Mas foi uma brasileira que se tornou o centro das atenções. Líder do ranking brasileiro de corrida de rua em 2012, superando atletas mais experientes e dores nos quadris, Roselaine de Souza Silva foi a melhor do País na prova deste domingo. Ao cruzar a linha de chegada, a atleta do Cruzeiro ajoelhou no chão, chorou e agradeceu muito pelo resultado.
"Apesar de não ganhar, estou muito feliz. Fui a melhor brasileira, somei mais 30 pontos e acho que fiz uma ótima prova. Estou me sentindo muito bem, neste início de temporada", comemorou Roselaine.

Dez anos de Circuito CAIXA, 80 anos de Goiânia

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA celebra dez anos de história, em 2013, seis deles em Goiânia. A prova deste domingo, primeira das 12 do calendário, atraiu 2.700 competidores, mostrando um crescimento de 35% em relação a edição do ano passado. A disputa ainda integrou as comemorações de 80 anos de Goiânia. Os campeões Fikru Dadi e Meseret Legese receberam, além dos prêmios da competição, um troféu comemorativo pela data.

"Foi uma delícia, uma prova muito bem organizada, um clima de confraternização, de festa mesmo", elogiou Regina Peixoto, de 59 anos, esposa do Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Goiânia, Sebastião Peixoto, que participou da premiação aos atletas. Incentivada pelo marido, Regina participou pela primeira vez de uma corrida e se apaixonou. "Agora eu quero mais. Já me inscrevi na próxima prova, aqui em Goiânia, e pretendo disputar outras, também."

Figura bem conhecida entre os corredores goianos, José Bezerra, de 79 anos, também marcou presença na primeira etapa do Circuito CAIXA. Apelidado de "Bode Corredor", o atleta defendeu a Militaria Assessoria Esportiva nos 5 km. "Eu sou o único aqui em Goiânia que disputa maratonas na faixa etária acima de 70 anos. E sempre vou ao pódio nas provas de 10 km, também. Hoje, por causa do calor, preferi disputar a distância mais curta, mas estou muito feliz. Corro essa prova desde o início, aqui na cidade, em 2008", contou.

Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Suas 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Resultados


Masculino
1- Fikru Abera Dadi (Etiópia/Fila/CAIXA) - 29min51
2- José Márcio "Leão" da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min17
3- Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/CAIXA) - 30min26
4- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min32
5- Mathew Kiptoo Cheboi (Quênia/Fila/CAIXA) - 31min00
6- Flávio Guimarães (Pé de Vento/CAIXA) - 31min18
7- Noel dos Reis Alves (Cort Taguatinga-DF) - 31min37
8- Abraham Kiplagat (Quênia/Fila/CAIXA) - 31min44
9- Lucas Paranayba Scaravelli da Silva (Gran Cursos/CAIXA/NE) - 32min13
10- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 32min42


Feminino

1- Meseret Legese Biratu (Etiópia/Fila/CAIXA) - 35min49
2- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 35min59
3- Edielza Guimarães (Gran Cursos/CAIXA/PI) - 36min59
4- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (Palmeiras/CAIXA) - 37min30
5- Larisse do Nascimento de Souza (ACAAT/Vando&Larisse) - 37min45
6- Rosiane Xavier dos Santos (Gran Cursos/CAIXA) - 38min29
7- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 38min41
8- Joelma de Jesus (Ascoruse/Maria Zeferina) - 39min39
9- Tatiana Rodrigues Fernandes (Pacer/Spacetenis) - 40min04
10- Daiane Barros (Faculdade Padrão) - 42min01

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Neptunia Corretora de Seguros. Em Goiânia, tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo de Goiás.


Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Local da Comunicação
Fonte Local da Comunicação 07/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Recordes marcam abertura das comemorações de 10 anos do Circuito CAIXA, em Goiânia