Raupp e prefeito de Belo Horizonte discutem projetos de inclusão digital

Fonte Ascom do MCTI 24/04/2013 às 20h
 
 
O ministro Marco Antonio Raupp conversou nesta quarta-feira (24) com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, sobre possibilidades de apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a projetos de inclusão digital e social voltados à população da capital mineira.

 

Um dos projetos, no valor de R$ 8,5 milhões, recebeu apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do ministério (Secis/MCTI), mas aguarda aprovação de seu plano de trabalho. O ministro e o titular da Secis, Oswaldo Barba, se comprometeram a agilizar o processo.

A iniciativa prevê a implementação de uma infraestrutura de convergência social e digital, com ações de capacitação em tecnologias da informação e comunicação (TICs).

O diretor de rede da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Francisco Mansilha, apresentou outro projeto concebido pela prefeitura para conectar escolas com fibra óptica.

Segundo o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, a iniciativa poderia se alinhar às Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), cujo circuito na capital mineira tem capacidade de 10 gigabytes, para interligar instituições de ensino e pesquisa.

Na opinião de Raupp, o projeto de redes poderia obter recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) ou de emendas parlamentares. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), participou da reunião.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 24/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Raupp e prefeito de Belo Horizonte discutem projetos de inclusão digital