Raúl Castro se reúne com presidente argelino

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente cubano, Raúl Castro, e seu homólogo da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, aliados próximos, mantiveram diálogos oficiais ontem no Palácio da Revolução em Havana.

Bouteflika, um dos seis presidentes que visitaram Cuba desde o último sábado, foi o único recebido por Raúl ainda no aeroporto internacional da capital. O tema das conversas entre os mandatários, no entanto, não foi divulgado.
 
"Essa nação [a Argélia] nos deu total apoio durante a revolução contra o bloqueio econômico, financeiro e comercial mantido pelos Estados Unidos contra Cuba, durante os debates sobre o tema nas Nações Unidas", comentou a agência cubana Prensa Latina.

"Bouteflika tem uma amizade de meio século com Fidel [Castro, ndr.] e Raúl, além de já ter vindo ao país em outras seis oportunidades anteriores, duas delas como chefe de Estado", explicou o jornal oficial do país, o Granma.

Cuba e Argélia estabeleceram relações em 17 de outubro de 1962, depois da independência do país africano. Desde então, teve início uma ajuda "internacionalista" cubana que dura até hoje.

Os dois países possuem acordos bilaterais nos setores petrolífero, agrícola, pesqueiro, esportivo, cultural e na área da saúde. Aproximadamente 100 médicos cubanos desenvolvem missões de cooperação na Argélia.

Raúl já esteve no país africano duas vezes apenas este ano e o ex-mandatário cubano Fidel Castro fez sete visitas, a última em 2001.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Raúl Castro se reúne com presidente argelino