Rakuten garante disponibilidade e conectividade de seu data center com Alog

Fonte RMA Comunicação 15/05/2013 às 20h

Garantia de alto nível de serviços levou empresa de e-commerce a contratar provedora de infraestrutura de TI. Além de alcançar os objetivos, a empresa verificou um outro benefício: a redução de custos de data center

São Paulo, Maio de 2013 – Com objetivo de garantir alto nível de disponibilidade dos seus serviços, redundância e segurança das informações, a Rakuten, uma das líderes mundiais em serviços de internet, escolheu a Alog Data Centers do Brasil, uma das principais provedoras de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), para hospedar sua infraestrutura de TI. Desde janeiro de 2013, a varejista que lançou o primeiro shopping de lojas virtuais no Brasil, utiliza os serviços de colocation, conectividade e firewall da Alog e, com isso, já atingiu uma redução de 25% nos custos com data center.

“Além de demandar altos valores de investimentos, manter um data center próprio exige infraestrutura adequada, como refrigeração do ambiente e espaço físico”, afirma Christiano Ipiranga, diretor de suporte e infraestrutura da Rakuten. “Desde a contratação da Alog e a reestruturação do ambiente, passamos a ter menos necessidade de alguns recursos internos e atingimos uma expressiva redução de custos com hospedagem”, completa.

Por fornecer serviços focados em consumo digital, o site da Rakuten precisa de disponibilidade 100% do tempo e conectividade redundante. De acordo com Nelson Mendonça, diretor de operações da Alog, os data centers da empresa possuem conexões redundantes com as principais operadoras do mercado. “Nossos data centers estão localizados em regiões centrais, o que facilita as conexões ponto a ponto entre as empresas e seus ambientes hospedados”, explica.

A questão do atendimento também foi fator relevante para escolha da Alog. “É necessário que qualquer solicitação da Rakuten seja atendida rapidamente e a Alog nos oferece suporte no esquema 24x7x365”, avalia Ipiranga. “Além disso, para garantir que o ambiente seja restrito, contratamos os serviços de firewall, assim, é possível operar online com toda segurança necessária”, acrescenta.

Selecionada pela Forbes, em 7° lugar, entre as Empresas Mais Inovadoras do Mundo em 2012, a Rakuten está expandindo globalmente e atualmente possui operações nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, contando com mais de dez mil funcionários pelo mundo. Sediada em Tóquio, é considerada a maior empresa de internet do Japão. No Brasil, a Rakuten opera desde junho de 2011, quando o grupo adquiriu a Ikeda, líder brasileira de soluções de comércio eletrônico.

Sobre o Grupo Alog:

A Alog Data Centers do Brasil é uma das principais operadoras de serviços de data center do País. Atende mais de 1.400 clientes corporativos em seus três data centers nas cidades do RJ, SP e Tamboré. Em 2013 será inaugurada a quarta unidade da empresa, a segunda no Rio de Janeiro. Combinados, eles somarão 33 mil m² de área construída com capacidade para mais de 100 mil servidores.

A Alog é o único data center no Brasil com espaço disponível para grandes projetos de Colocation e Data Center Container. Além disso, os projetos corporativos de alta complexidade de Hosting Gerenciado e cloud computing continuam como foco da Alog.

A Alog conta hoje com cerca de 500 profissionais qualificados para prestação de serviços especializados, segue as orientações do ITIL, tem a certificação TIER III, os selos SSAE16 tipo II e ISAE3402 tipo II, que são a evolução do SAS70, e qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2008.

Em fevereiro de 2011, a Alog vendeu 90% de seu capital para a empresa norte-americana Equinix, Inc, fornecedora global de serviços de data centers, passando a ser uma Plataform EquinixSM Company. A fusão contou com a participação da Riverwood Capital, uma empresa de privaty equity global que investe em empresas de tecnologia.

A Equinix conecta os negócios de parceiros e clientes ao redor do mundo através de uma plataforma global de data centers de alto desempenho. Mais de 4 mil clientes, entre companhias, instituições financeiras e empresas de serviços de cloud e de conteúdo digital se conectam cerca de 700 prestadores de serviços de rede e contam com a plataforma Equinix para expandir seus negócios, melhorar o desempenho de seus aplicativos e proteger seus ativos digitais. A Equinix possui cerca de 100 datacenters espalhados em 30 mercados estratégicos nas Américas, EMEA (Europe, the Middle East and Africa) e Ásia-Pacífico e investe continuamente na expansão de sua plataforma.

Esse press release contém declarações que envolvem riscos e incertezas. Resultados atuais podem variar das expectativas discutidas nestas declarações. Os fatores que podem causar essas diferenças incluem, mas não se limitam a: desafios de aquisição, operação e construção de centros IBX e desenvolvendo, homologando e entregando os serviços Equinix, custos inesperados ou dificuldades relacionadas à integração das companhias que nós adquirimos ou vamos adquirir; falha na obtenção de lucro significativo de clientes em data centers que foram construídos ou adquiridos recentemente; falha ao completar qualquer acordo financeiro contemplado de tempos em tempos; competição entre concorrentes existentes e novos; a habilidade de gerar fluxo de caixa suficiente ou então, obter fundos para cobrir novas ou grandes dívidas; a perda ou desistência de acordos de negócios com nossos principais clientes; e outros riscos descritos eventualmente pela Equinix na Securities and Exchange Commission. Para mais detalhes, consultar os relatórios trimestrais e anuais da Equinix na Securities and Exchange Commission, as cópias estão à disposição após a solicitação para a Equinix. A Equinix não assume qualquer responsabilidade de atualizar as declarações contidas nesse press release.

Equinix e IBX são marcas registradas da Equinix, Inc.
International Business Exchange é uma marca registrada da Equinix, Inc.

RMA Comunicação
Fonte RMA Comunicação 15/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Rakuten garante disponibilidade e conectividade de seu data center com Alog