Rafael Correa anuncia novo pacote contra crise

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou na noite de ontem um terceiro pacote de medidas que, segundo ele, é necessário diante da "maior crise capitalista mundial".

Em uma mensagem via rádio e TV, Correa explicou os 16 pontos que têm como objetivo solucionar o desequilíbrio do setor externo, canalizar o investimento público, promover a justiça social, contra-atacar a evasão de impostos, estimular a demanda interna habitacional, entre outros.

"Enfrentamos de forma exitosa a maior crise do sistema capitalista mundial dos últimos 80 anos: ainda temos problemas e temos que continuar respondendo", disse o mandatário ao iniciar sua apresentação.

Correa retomou ainda algumas das propostas já conhecidas ou que já são aplicadas, como o pagamento mensal dos fundos de reserva e a redução do custo dos serviços financeiros.

Entre as novas medidas estão a cobrança do Imposto ao Valor Agregado (IVA) de 12% à importação do papel utilizado por jornais e revistas; a isenção tributaria a empresas de artesanatos que tenham um faturamento anual de até US$ 60.000,00; o aumento do imposto à saída de divisas, de 1% a 2%, e a repatriação de US$ 1,6 bilhão da Reserva Internacional de Livre Disponibilidade (RILD).

Sobre a repatriação de dólares, Correa disse que esta quantia será convertida "em um empréstimo à Corporação Financeira Nacional (CFN) para que esta permita créditos às empresas e ao setor público".

"Se mantivermos estes recursos nos Estados Unidos, estaremos apenas financiando o país mais rico do mundo. Queremos financiar o Equador", argumentou.

O mandatário ainda prognosticou que, apesar da crise, o país crescerá 2% e enfatizou que a economia não está em recessão, mas sofre de uma "desaceleração".

O equatoriano, que exerce atualmente a presidência rotativa da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), também havia proposto aos países da região um acordo monetário regional contra a crise econômica, reiterando a necessidade de criar o Banco do Sul. 
 
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Rafael Correa anuncia novo pacote contra crise