Quero Fazer lança trailer de testagem do vírus HIV no Rio de Janeiro

Fonte Imprensa EPAH 27/02/2013 às 10h

Nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, será lançado o trailer de testagem voluntária para o vírus HIV no Rio de Janeiro. Trata-se de uma unidade móvel do Programa “Quero Fazer”, que além da capital carioca está presente em outras três cidades brasileiras: São Paulo, Brasília e Recife.

Este será o segundo ponto de aconselhamento e testagem no Rio de Janeiro. O primeiro funciona na sede do Grupo Arco-íris, desde 2011. Apenas no ano de 2012 o “Quero Fazer” realizou um total de 8.389 ações de aconselhamento e testagem sendo, 938 no Rio de Janeiro. Desde o início do Programa, em janeiro de 2011, foram realizadas 15.237 testes nas quatro cidades de atuação.

Durante o lançamento, o trailer do “Quero Fazer” estará estacionado no pátio da Central do Brasil para visitação e apresentação de como é realizado o teste rápido.

Estima-se que atualmente haja no Brasil 530 mil pessoas vivendo com HIV/Aids sendo 432 mil deles entre 15 e 49 anos de idade e outras 255 mil são soropositivas, porém não têm conhecimento da sua sorologia. Os dados são do Boletim Epidemiológico Aids e DST do Ministério da Saúde, lançado em 20 de novembro de 2012.

Assim, o principal objetivo do “Quero Fazer” é ampliar as ações de aconselhamento e testagem voluntária em HIV, com trabalho de prevenção e diagnóstico precoce da sorologia. A ideia é que essa nova tecnologia social (testagem em unidades móveis e ONGs em horário e dias alternativos) possa ser absorvida como indicação de politica pública na área de prevenção e diagnóstico ao Aids em estados e municípios.

O “Quero Fazer” conta com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e parceria do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A coordenação do Programa fica por conta da Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada – EPAH.

Também são parceiros dessa inciativa a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro/Gerência Estadual de DST/Aids, Sangue e Hemoderivados; Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos/Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos; e Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro/ Gerência Municipal de DST/Aids.

TREINAMENTO

Durante os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, foi realizado o treinamento da nova equipe que irá atuar no trailer do “Quero Fazer”. Foram três dias de treinamento, totalizando 27 horas de curso. Dentre os temas apresentados e debatidos estavam: a) as características do “Quero Fazer”; b) perfil do público a ser acessado; c) viver e conviver com HIV/Aids; d) política de confidencialidade; e) encaminhamento de casos positivos; f) implantação do teste rápido como diagnóstico, entre outros.

“As ações de testagem e aconselhamento levam em consideração todos os procedimentos utilizados no serviço público, com a especificidade nas ações destinadas ao público alvo do programa (gays, homens que fazem sexo com homens e travestis). Para isso toda a equipe é capacitada para acolher adequadamente os usuários, respeitando sua orientação sexual e identidade de gênero, fazendo os encaminhamentos adequados para cada caso”, explica Beto de Jesus coordenador do “Quero Fazer”.

Além de prestar uma capacitação técnica aos membros da equipe, o treinamento também buscou sensibiliza-los para algumas questões voltadas ao aconselhamento e a testagem das populações-alvo do programa. Ao todo foram treinadas 10 pessoas sendo 2 flebotomistas, 4 educadores de pares, 2 aconselhadores, 1 motorista e 1 ponto focal, que coordena a equipe de campo.

O treinamento contou com a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), onde as atividades foram realizadas.

SERVIÇO

Data: 27 de Fevereiro de 2013Horário: Às 10h30 Local: Auditório da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Endereço: Praça Cristiano Ottoni, s/nº, 7º andar, Central do Brasil, Centro, Rio de Janeiro.

MAIS INFORMAÇÕES:

Ana Claudia Mielke | Quero Fazer/Epah(11) 99651-8091amielke@epah.org.brwww.querofazer.org.br

Imprensa EPAH
Fonte Imprensa EPAH 27/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Quero Fazer lança trailer de testagem do vírus HIV no Rio de Janeiro