Quarteto misto conquista 1ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos

Fonte Ministério do Esporte 18/08/2014 às 10h
O primeiro pódio brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, na China, veio da natação. O quarteto formado por Luiz Altamir, Natália de Luccas, Giovanna Tomanik e Matheus Santana conquistou a medalha de prata no 4x100m livre misto, com o tempo de 3min31s55. A medalha de ouro ficou com a equipe da China, que fechou a prova em 3min27s02. A Austrália completou o pódio com 3min31s55.

O destaque brasileiro na prova foi o velocista Matheus Santana. O atleta entrou na piscina em sétimo lugar e conseguiu entregar a prova na segunda colocação para a Geovana fechar a participação nacional com o pódio.

“Foi uma prova emocionante e que deve contar com estratégia. Conseguimos arrumar bem o time brasileiro para ganhar essa medalha. Estou muito feliz e sei que todos nadaram muito bem e fizeram o melhor para ganhar a medalha para o país”, analisou Matheus.

A prova mista de natação é uma disputa característica dos Jogos da Juventude, em que homens e mulheres dividem as raias. Na final, a equipe brasileira mudou de estratégia em relação a classificatória. “Mudamos a estratégia em relação à equipe da China que vinha muito forte para a final. Assim, tentamos equilibrar mais a prova”, explicou Giovanna Tomanik.

Natália de Lucca, que vinha da disputa dos 100m costas, superou o cansaço para ajudar a equipe nacional. “Foi uma prova de superação. Eu entrei para dar o meu melhor tempo com o objetivo de ajudar o Brasil a ganhar a medalha”, finaliza.

Foi a primeira vez que os atletas disputaram uma prova mista. Giovanna, que fechou o revezamento brasileiro, aprovou a disputa. “É legal e achei bem diferente competir com homens”, disse.
Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 18/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Quarteto misto conquista 1ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos