Qualidade da Água é prioridade na Suest/GO

Fonte FUNASA 26/04/2013 às 8h

 

Coleta de amostra de água do município de Corumbá (Foto: Suest/GO)

Coleta de amostra de água do município de Corumbá (Foto: Suest/GO)

Desde 2011 a Superintendência Estadual da Funasa em Goiás (Suest/GO) vem realizando ações do Programa de Controle e Qualidade da Água para Consumo Humano, conforme as Portarias 177 da Fundação e Portaria n° 2.914/2011 do MS. As ações são realizadas por meio de capacitações e análises da água. Na última quinta-feira (18) foi promovida reunião com os municípios participantes para debater sobre essas ações.

A partir da necessidade de fomentar e apoiar tecnicamente os municípios, o Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), por meio da Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (Urcqa) e Equipe de Educação em Saúde Ambiental (Saduc), realizou diagnóstico situacional dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) para avaliar a percepção da comunidade em utilizar água de qualidade para consumo humano em 17 municípios com menos de 50 mil habitantes e que possuem sistemas autônomos, esses não recebem tratamento da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

 

Aula prática em laboratório durante oficina com técnicos que operam sistema (Foto: Suest/GO)

Aula prática em laboratório durante oficina com técnicos que operam sistema (Foto: Suest/GO)

O objetivo foi verificar se a água produzida e distribuída tem o padrão de qualidade compatível ao estabelecido na legislação vigente, visando à promoção da saúde e a melhoria do bem estar das populações atendidas. Com essa nova perspectiva, em agosto de 2012 a Urcqa promoveu a primeira Oficina de Controle da Qualidade da Água com o objetivo de proporcionar aos responsáveis por esses serviços nos municípios a possibilidade de constantes aprimoramentos de técnicas úteis no cotidiano de seus trabalhos.

Nesse ano de 2013 foi iniciado o acompanhamento e treinamento nas localidades com técnicos que trabalham nesta área para coletar amostras de água e estabelecer um cronograma de remessa dessas amostras ao Laboratório da Urcqa.

 

Márcia Freire entrega kit com clorador e medidor de água ao prefeito de Abadiânia (Foto: Suest/GO)

Márcia Freire entrega kit com clorador e medidor de água ao prefeito de Abadiânia (Foto: Suest/GO)

Dando sequência aos trabalhos, a Suest/GO promoveu reunião na última quinta-feira (18), em seu auditório, com a presença de prefeitos e técnicos dos referidos municípios. Esses foram orientados sobre cooperação técnica pelo chefe do Sesam, Antônio Wilson Soares de Oliveira, assistiram a apresentação dos resultados dos diagnósticos operacionais dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) passadas pelo responsável da Unidade Regional, Antonio Luiz de Queiroz, e receberam os resultados da aplicação de questionários para avaliar a percepção da comunidade em relação à utilização da água de qualidade, pela chefe da Saduc, Leila Santana do Nascimento Souza.

A superintendente estadual da Fundação em Goiás, Márcia Freire Dantas Coutinho, ressaltou aos presentes a missão institucional da Funasa e sua disponibilidade em prestar apoio técnico aos municípios em relação á água de qualidade para consumo humano. Ela entregou a cada município um kit com clorador e medidor de ph da água para que assim atividades com a análise de qualidade da água e o tratamento com cloro possam ser melhor realizadas.

FUNASA
Fonte FUNASA 26/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Qualidade da Água é prioridade na Suest/GO