Público de Salvador e Cuiabá poderá assistir a canais da Rede Legislativa

Fonte Agência Câmara Notícias 28/02/2013 às 9h

 

TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal em sinal aberto e gratuito chegarão a estas capitais ainda em 2013

TV Câmara
Comunicação - Rádio e TV - PARABOLICA
Neste ano, serão inauguradas operações da TV Câmara em 36 municípios do interior de SP e MG.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebe hoje, às 15 horas, representantes das Assembleias Legislativas dos Estados da Bahia e do Mato Grosso e os presidentes das Câmaras Municipais de Salvador, Paulo Câmara, e de Cuiabá, João Emanuel, para assinar acordos para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital em seus municípios. A cerimônia ocorrerá no gabinete da Presidência.

Salvador passa a fazer parte das capitais que receberão o sinal digital no final de 2013, com as quatro emissoras em um mesmo transmissor. São elas: a TV Câmara, a TV Senado, a TV Assembleia da Bahia e a TV Câmara Municipal. Esta mesma parceria também será implantada, ainda no primeiro trimestre de 2013, em Cuiabá. O acordo que será assinado hoje vai permitir que a rede fique completa na capital mato-grossense, com a adesão da TV Câmara Municipal.

Os transmissores para Cuiabá, Goiânia, Palmas e Vitória foram adquiridos pela Câmara dos Deputados no final de 2012. Estas operações estão em fase de implantação e serão iniciadas no decorrer do primeiro semestre de 2013. Assembleias e Câmaras Municipais assumem o custeio da infraestrutura em cada capital. Serão mais quase 7 milhões de telespectadores em potencial nestas quatro capitais.

Para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital são estabelecidas parcerias com o Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais para o compartilhamento de equipamentos e a consequente redução dos custos da operação.

O objetivo é universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular no Poder Legislativo.

Capitais
A Câmara assinou acordo de parceria com o Senado Federal que prevê a instalação da Rede Legislativa em todas as capitais brasileiras. Cada Casa Legislativa ficou responsável pela implantação em 13 capitais. As capitais sob responsabilidade da Câmara são São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Palmas, Cuiabá, Goiânia, Vitória, Salvador, Natal, Rio Branco, Recife e Florianópolis. Ao Senado coube a instalação em Manaus, Belém, São Luís, João Pessoa, Maceió, Campo Grande, Rio de Janeiro, Curitiba, Macapá, Boa Vista, Teresina, Porto Velho e Aracaju.

Nas capitais, a Rede está em operação em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. No interior de São Paulo, Barretos, Jaú, Tupã e Ribeirão Preto já estão operando em caráter experimental. Em dezembro de 2012 foram inauguradas as operações de Uberaba e Manaus, esta última por iniciativa do Senado Federal.

Serão licitados ainda no primeiro semestre de 2013 os sistemas de TV Digital para Recife, Natal, Salvador e Rio Branco. Restará apenas Florianópolis para receber o sinal em 2014. As demais capitais brasileiras receberão o sinal da TV Câmara em operações do Senado Federal, parceiro da Câmara.

A Câmara dos Deputados tem consignações para operar em dezenas de cidades brasileiras, conquistadas em negociação com o Ministério das Comunicações e a Anatel. Em apoio à iniciativa, a Mesa Diretora da Câmara aprovou o Ato nº 52 / 2012, que regulamenta a implantação da Rede Legislativa.

Interior
Em 2013 serão inauguradas as operações em mais 36 cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais. São elas Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Divinópolis e Uberlândia; Campinas, Jacareí, Bauru, São Carlos, Ourinhos, Americanas, Araras, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Cubatão, Praia Grande, Bragança Paulista, Atibaia, Itu, Franca, Guarujá, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Penápolis, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Valinhos e Votoratim.

A Câmara dos Deputados já solicitou, durante 2012 e neste começo de 2013, mais 51 consignações para cidades de nove Estados. Só para São Paulo foram solicitadas mais 45 novas consignações.

A Câmara dos Deputados quer levar a Rede Legislativa de TV Digital a todas as cidades do país. Para isto, as Câmaras Municipais interessadas em aderir ao projeto podem solicitar informações no e-mail redelegislativa@camara.gov.br.

Agência Câmara Notícias
Fonte Agência Câmara Notícias 28/02/2013 ás 9h

Compartilhe

Público de Salvador e Cuiabá poderá assistir a canais da Rede Legislativa