Proximidade geográfica e beleza do litoral brasileiro trazem cada vez mais uruguaios ao país

Fonte Ascom - MTur 30/05/2012 às 21h

 

 

Brasília (DF) – A relação dos brasileiros com os vizinhos uruguaios é grande e não é de hoje. Disputas, futebol e turismo são alguns dos principais motivos que temperam esse convívio na América do Sul. Em 2010, o país era o quarto emissor de turistas ao Brasil. No ano passado, pulou para a terceira posição, comprovando o bom momento vivido entre as duas nações no cenário turístico.

Após a Guerra da Cisplatina, em 1825, o futebol foi um dos protagonistas da amizade entre os países. Em 1930, o Uruguai sediou e venceu a primeira Copa do Mundo. Quis o destino que as bandeiras se encontrassem novamente em 1950, na Copa do Mundo organizada em terras verde-e-amarelas. Eles mesmos, os uruguaios, calaram o estádio do Maracanã, na final da competição, com mais de 200 mil brasileiros presentes à espera de uma vitória da Seleção Canarinho.

Muitos anos se passaram e a imagem de 1950 parece ter colocado o Brasil em um lugar especial no coração de nossos vizinhos. A uruguaia Fernanda Vogler, universitária de 23 anos que mora em Curitiba desde 2004, é filha de mãe daquele país e pai brasileiro. Ela conta que familiares e amigos sempre demonstram interesse pela cultura que envolve os países.

“É um trato acolhedor, sempre bastante hospitaleiro. Na última Copa, assisti aos jogos das duas seleções e o Uruguai acabou indo mais longe, ficou em terceiro. Após a eliminação do Brasil, recebi diversas ligações de amigos e conhecidos que torceram pelo Uruguai. Apesar das rivalidades, no fundo, os dois se apoiam”, disse Voglet.

De acordo com a Demanda Turística Internacional, levantamento realizado pelo Ministério do Turismo entre os anos de 2004 e 2010, o segmento que mais atrai uruguaios para o Brasil é lazer. O diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa (DEPES) do MTur, José Francisco Lopes, explica que os vizinhos sempre procuram as praias brasileiras e se interessam por nosso país pela proximidade e integração cultural. “Santa Catarina é o estado que mais recebe uruguaios. Além do fim de ano, a Semana Santa é um dos principais momentos em que em que as viagens são feitas de lá para cá”, conta.

Ascom - MTur
Fonte Ascom - MTur 30/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Proximidade geográfica e beleza do litoral brasileiro trazem cada vez mais uruguaios ao país