Proposta sobre rádios digitais deve ser enviada neste semestre ao Congresso, diz ministro

Fonte Agência Brasil 04/04/2013 às 14h

Brasília - Os estudos técnicos sobre o modelo a ser adotado para as rádios digitais que ocupam a faixa AM já estão sendo finalizados, e a expectativa do governo federal é a de encaminhar a proposta ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano, informou hoje (4) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

“Até o final do semestre encaminharemos ao Congresso Nacional a questão das rádios AM. Não há data definida porque o sistema a ser adotado ainda não foi definido, mas já temos encaminhamentos [nesse sentido]. Há rádios AM com sinal cada vez pior. Por isso precisamos fazer essa migração”, disse Paulo Bernardo, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo o ministro, a decisão pelo sistema a ser adotado levará em conta o preço que será cobrado pelos receptores. “Há [da nossa parte] a preocupação de que o preço do modelo seja acessível”. Além de aspectos técnicos e de custo, a definição do sistema de rádio digital levará em consideração impactos socioeconômicos e a transferência de tecnologia para a indústria brasileira.

A rádio digital tem uma qualidade de áudio superior à das rádios atuais. Sua adoção acarretará no acesso a novos serviços de dados, como a recepção de dados textuais relacionados com a emissora e a sua programação, serviços de informação do tempo e do trânsito, alertas de emergência e, dependendo da tecnologia, possibilitará a transmissão de imagens estáticas e em movimento.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 04/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Proposta sobre rádios digitais deve ser enviada neste semestre ao Congresso, diz ministro