Projeto Piraí Digital informatiza escolas de município fluminense

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O projeto Piraí Digital, lançado pela prefeitura de Piraí (RJ), com apoio do governo federal, já beneficia 6.290 alunos das 21 escolas municipais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a cidade do sul do estado hoje (31), às 9h30, para avaliar a iniciativa, que atraiu empresas e gerou emprego e renda.

A entrega de um notebook a cada aluno – e professor – das escolas mantidas pela prefeitura de Piraí é a expansão da face pedagógica do projeto. O programa nasceu em 1997, como opção para que a cidade pudesse enfrentar o problema causado com a privatização da empresa Light, grande empregadora do município, que, na ocasião, demitiu cerca de 1,2 mil funcionários. O Piraí Digital passou a funcionar em 2004 e conseguiu atingir seu objetivo socioeconômico – atrair empresas, gerar emprego e renda.

Hoje, o projeto é referência internacional. Devido ao sucesso do Piraí Digital, o município foi um dos quatro escolhidos, em 2007, pelo governo federal, para implantar o piloto do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação. As demais cidades – todas capitais de estado – foram São Paulo, Palmas e Porto Alegre. Piraí recebeu 400 notebooks, e novas versões, com maior capacidade, serão entregues hoje.

Em função do sucesso da iniciativa, o prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca, decidiu expandir o projeto, com a prefeitura assumindo parte dos custos. A expansão seria paulatina. No entanto, o acordo assinado com o governo do estado do Rio possibilitou a expansão imediata dos benefícios a todos os estudantes do ensino municipal, inclusive os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O estado transferiu a verba de R$ 4 milhões e a prefeitura entrou com R$ 1,8 milhão. A expectativa é que, a partir de agosto, todo aluno da rede municipal de ensino use seu próprio notebook nas atividades diárias. E poderá levá-lo para casa, tendo em vista que o objetivo do Projeto Piraí Digital é promover a inclusão digital de toda a família.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Projeto Piraí Digital informatiza escolas de município fluminense