Projeto patrocinado pela Petrobras lança documentário inédito sobre biodiversidade das Ilhas Cagarras

Fonte Agência Petrobras 07/04/2013 às 10h

Projeto patrocinado pela Petrobras lança documentário inédito sobre biodiversidade das Ilhas Cagarras

Filme está sendo distribuído gratuitamente para instituições de ensino, bibliotecas e museus do Rio de Janeiro

O documentário intitulado “Ilhas Cagarras – Monumento Carioca”, do Projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, reúne cenas raras e exclusivas da biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, a primeira e única Unidade de Conservação Marinha do litoral carioca. O filme, que inclui imagens subaquáticas em 3D, está sendo distribuído gratuitamente em dvd para escolas, bibliotecas, universidades e museus do Rio de Janeiro. Além do documentário, foi lançado o livro "História, Pesquisa e Biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras", com 300 páginas de imagens e resultados científicos do projeto.

As pesquisas realizadas revelam que, apesar da proximidade com a cidade, o arquipélago abriga uma imensa diversidade de espécies de plantas, flores, peixes, corais e animais marinhos, algumas delas inéditas para a ciência. O local é considerado o segundo maior ninhal de fragatas da América Latina, com cerca de cinco mil aves da espécie. Os golfinhos também costumavam aparecer nas ilhas, mas desde 2011 não foram mais vistos na região. Ainda de acordo com o levantamento, foram registradas cerca de 140 espécies diferentes de peixes.

As pesquisas mostram ainda o inventário de fauna e flora, o primeiro elaborado sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Com uma mata semelhante à restinga, o inventário florístico apresentou 175 espécies, de ervas a árvores, entre elas, a Gymnanthes Nervosa, que não era registrada para o município do Rio de Janeiro desde a década de 1940. A árvore foi encontrada no cume da llha Redonda, onde também foi descoberto um sítio arqueológico com artefatos tupis-guaranis.

Criado pela ONG Instituto Mar Adentro e patrocinado pela Petrobras, o Projeto Ilhas do Rio tem como objetivo a elaboração de um plano de manejo para a região, que em 2010 foi tombada como Monumento Natural. Para isso, pesquisadores do projeto realizam visitas periódicas às três ilhas principais que compõem o arquipélago – as ilhas Comprida, Redonda e Cagarra - para coletar espécies da fauna e flora marinha e terrestre.

 

Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 07/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Projeto patrocinado pela Petrobras lança documentário inédito sobre biodiversidade das Ilhas Cagarras