Projeto Nuvem chega a Curitiba, em abril

Fonte FUNARTE 08/04/2013 às 14h

 

Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais, projeto terá mais duas etapas: em Porto Alegre e Campinas

Projeto Nuvem – Divulgação
Projeto Nuvem - Divulgação

Entre os meses de abril e julho, o projeto Nuvem, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição vai percorrer três cidades brasileiras: Curitiba, Porto Alegre e Campinas. A primeira etapa acontece na sede do coletivo artístico Bicicletaria Cultura / Jardins de Volts, em Curitiba, de 18 a 20 de abril, das 11h às 18h. As inscrições são gratuitas. Por dia, serão disponibilizadas 20 vagas. A segunda etapa ocorre em Porto Alegre, no Lappus / Cidade das Bicicletas, no mês de junho, e a última sequência de ações será em Campinas, no coletivo Ateliê Aberto, em julho.

A plataforma multidisciplinar Nuvem surgiu, em 2011, por meio de uma iniciativa de financiamento coletivo. Foi concebida para ser móvel, autônoma e, ainda, capaz de dialogar com diferentes aspectos da cidade através da relação entre seus agentes e espaços. Locais esses explorados por seus happenings – acontecimentos em que as artes visuais interagem com as artes cênicas – envolvendo música, ocupação de espaços públicos subvisitados ou subutilizados e privilegiando o encontro aleatório entre pessoas em um determinado local, de forma gratuita e não seletiva. A ideia principal é privilegiar o coletivo, não a formação de nichos culturais particulares.

Integrado por profissionais vindos de diversas áreas, como artes visuais, design e música – produtores, djs, ciclo ativistas, hackers e pessoas com iniciativas ligadas à mentalidade do “Faça você mesmo!” –, o projeto Nuvem pretende funcionar como um somatório de habilidades individuais. Seus componentes (fixos ou por contribuições artísticas) permitem a criação de conteúdo, logística, técnica, realização de festas, passeios e etc. Todo o material produzido e pesquisado pelo projeto, em conjunto com os participantes locais nas cidades visitadas, será disponibilizado na internet.

Estão convidados a participar do projeto Nuvem todos os apaixonados pelas diferentes artes e estilos, como designers, ativistas, artistas, coletivos de bike e mobilidade urbana, hackers, punks, ciganos etc. A proposta é promover a coletividade sem exclusão, sendo esta a base do projeto. Os participantes deverão preencher o formulário da convocatória através do site do projeto, onde será feita a seleção dos candidatos. Os selecionados vão ajudar na produção e organização de um happening, evento que vai acontecer no sábado, dia 20 de abril, das 14h às 20h. Trata-se de um passeio e festa gratuitos, em um espaço público e sem limite de participantes.

Na conclusão do projeto, prevista para os meses de agosto e setembro, será realizada uma exposição com todos os trabalhos dos participantes das oficinas. O Rio de Janeiro sediará esta mostra, aberta ao público e com entrada gratuita.

Serviço:

Projeto Nuvem
Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição

Abril
Curitiba

Período: De 18 a 20 de abril, das 11h às 18h
Local: Bicicletaria Cultura / Jardins de Volts
Inscrições gratuitas no site nuvem.fm

Programação:

Dia 18 de abril, quinta-feira11h – Integrantes do Nuvem apresentam projeto aos participantes- Conceito, especialidades, exibição de vídeos de apresentação e edições anteriores: O que é a Nuvem?; Tema: Bike/Mobilidade; Tema: Som/Sistema, Tema: Taz/Provos e Tema: Kaos13h30 – Almoço
14h30 – Bate-papo com os participantes das oficinas e levantamento de voluntários para divisão de tarefas/participação em grupos de trabalho (mapeamento, logística, produção e divulgação)
16h30 – Coffee Break
17h – Planejamento do Happening – Festa e passeio- Proposição e mapeamento do trajeto; definição dos batedores e organização do passeio, divulgação e visual

Dia 19 de abril, sexta-feira11h – Apresentacão dos equipamentos da Nuvem e sua estrutura – Como montar uma Nuvem em sua cidade?
13h – Almoço
14h – Atualização e apresentação de propostas e sugestões pelas equipes
16h – Troca de informações sobre divulgação, organização do passeio com coletivos locais afinados com a proposta e início do trabalho das equipes
18h – Coffee Break

Dia 20 de abril, sábado14h – Encontro entre proponentes, participantes e coletivos. Discotecagem até as 17h
17h – Passeio com bicicleta seguindo roteiro estabelecido até às 18h
18h às 20h – Festa com os integrantes e o público em geral

Junho
Porto Alegre

Período: De 19 a 23 de junho
Local: Lappus/Cidade das Bicicletas

Julho
Campinas

Período: De 24 a 28 de julho
Local: Ateliê Aberto

Saiba mais sobre o projeto Nuvem

FUNARTE
Fonte FUNARTE 08/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Projeto Nuvem chega a Curitiba, em abril