Projeto Galpão Aplauso está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área cultural

Fonte Agência Petrobras 04/08/2014 às 19h

Projeto Galpão Aplauso está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área cultural

Estão abertas as inscrições para as oficinas do ‘Talentos da Vez’, do projeto Galpão Aplauso, no Rio de Janeiro. As vagas são para cursos de desenho, circo, dança, música e teatro. Podem se inscrever candidatos de 15 a 24 anos e as aulas serão ministradas às terças, quartas e quintas pela manhã (09h às 12h) e à tarde (14h às 17h). O curso oferece uma bolsa auxílio de R$ 120,00 e almoço no local. No final do ano os alunos selecionados participarão da Cia Aplauso.

Há nove anos, a Petrobras patrocina o Galpão Aplauso, projeto de capacitação de jovens de baixa renda, na Zona Portuária (RJ). O projeto existe há dez anos e, desde então, mais de sete mil pessoas, entre 15 e 29 anos, já usufruíram de atividades envolvendo teatro, dança, música, artes plásticas, aulas de circo, e capacitação voltada à construção civil e à indústria naval. O Galpão Aplauso dispõe de 14 mil m2 em área, cedida pela prefeitura do Rio, no Porto Maravilha, na região portuária.

Ao entrar no projeto, o aluno permanece até um ano desenvolvendo atividades e recebendo reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em seguida, é trabalhada a disciplina de valores e virtudes, ligadas à ética e às relações humanas. Após estas duas etapas, o aluno tem duas opções: passar por oficinas profissionalizantes, como as de solda e serralheria, ou seguir para o caminho artístico, na Cia. Aplauso. Caso opte pela primeira opção, o projeto encaminha os alunos a empresas e estaleiros parceiros da Petrobras.

Durante três anos, o Galpão Aplauso foi avaliado por órgãos internacionais e estudos demonstraram um índice geral de empregabilidade de 64% nos cinco primeiros meses após o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. Outra categoria foi o aumento de renda em cerca de 46%, cinco meses após a saída do aluno para o mercado de trabalho.

Recentemente, o método inovador de educação desenvolvido pelo Galpão concorreu com 40 projetos do mundo todo e o resultado foi um prêmio do Tesouro americano por estar cinco vezes acima da média dos projetos sociais envolvendo empregabilidade.

Mais informações: (21) 2233-6648.
http://aplauso.art.br/home/galpaoaplauso/projeto_detalhe.php?id=8
Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 04/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Projeto Galpão Aplauso está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área cultural