Projeto Fala Escritor reúne poetas e escritores neste sábado

Fonte Carlos Souza. 19/11/2009 às 0h
Os poetas do Projeto Fala Escritor estarão juntos mais uma vez neste sábado, dia 14, às 18h, na Livraria Saraiva MegaStore do Salvador Shopping (Espaço Castro Alves), para a realização de atividades culturais  e literárias destinada ao público de todas as idades. A programação contará com a palestra: Representações Sociais e Gênero em Nelson Rodrigues: As santas (e) putas rodrigueanas, com Mayana Rocha Soares e lançamento dos livros: Inquietações, de Leandro Assis   e Nos Idos de 68   e  entre a Vida e a Morte, de Luiz Lyrio.

Na palestra Mayana fará uma viagem sobre as mulheres de Nelson Rodrigues, com o objetivo de comentar algumas das tipificações femininas de sua invenção, através da obra cinematográfica A vida como ela é de Daniel Filho. “Farei a análise de três episódios, a saber: Vontade de Amar (1996), Dama do Lotação (1996) e A Grande Mulher (1996), no intuito de descrevê-los e classificá-los, buscando compreender o hibridismo imanente contido nas personagens femininas rodrigueanas, tendo em vista a relevante importância dessas representações para a emergência, no âmbito da política da liberdade sexual da mulher, nos anos 50 e 90 no cenário cinematográfico brasileiro”

Inquietações - Em Inquietações, o leitor poderá participar das visões do autor, sobre o que acontece no mundo, às coisas do dia-a-dia, tais como, engarrafamentos, crianças abandonadas ou em sinaleiras, mendigas grávidas, política, saúde, romance e a sua relação com Deus.  O livro do poeta Leandro de Assis vai muito além da poesia simples, da rima, pode ser considerado um  livro de crítica social, de denúncia, desabafo, é um chamado a uma sociedade cega, um pedido de atenção para aqueles que fecham as janelas e se trancam em seu mundo esquecendo que ao nosso redor há semelhantes sofrendo por descaso, por falta de amor.

No evento também haverá a apresentação musical com a Banda Hióide, formada por alunos do 1º Semestre de Fisioterapia da Faculdade Social e recital de poesia com Varenka de Fátima, Jaime Poeta, Tassio Revelat, Douglas Leal, Mirian Sales, Emerson Maciel, Jorge Filho, Magno Castro, Carlos Conrado, Sandra Stabile, Isabel Bispo, Lucymar Soares, René Atila, Malu Freitas, Renata Rimet, Valdeck Almeida, Grigorio Rocha, Monique Jagersbacher, Glauber Albuquerque, Gabriele Borges, Lenara Uchôa, Janaina Oliveira, Fau Ferreira, e Priscila de Athayde.

A Palestrante - Mayana Rocha Soares é Pós-graduanda em Estudos Culturais, História e Linguagens, pela UNIJORGE. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Espanhola, no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Graduanda no curso de Ciência Sociais, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também, membro do grupo de iniciação científica em Estudos Culturais, pela UNIJORGE e do grupo de pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia (CNPq), pela UFBA, bolsista PIBIC.
 
 
Serviço: 

O que: Projeto Fala Escritor.
Onde: Livraria Saraiva Mega Store do Salvador Shopping (Espaço Castro Alves)
Quando: Dia 14 de novembro   (sábado),  às 18h.
Informações: (71) 8831-2888  /  8239- 0818 -  Leandro de Assis.

Carlos Souza.
Fonte Carlos Souza. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Projeto Fala Escritor reúne poetas e escritores neste sábado