Projeto de mapeamento participativo é lançado em Manguinhos, no Rio

Fonte Agência Brasil 20/08/2014 às 8h
Moradores de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, poderão contribuir para o mapeamento da comunidade, enviando informações sobre equipamentos urbanos como escolas, creches, e espaços de cultura; estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e farmácias; condições urbanas de jardins, praças e ruas; e serviços como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem, iluminação pública e limpeza urbana.

A contribuição será por meio de um aplicativo na internet, que contém o mapa da cidade, no qual o morador insere as informações. O projeto piloto do Mapeamento Participativo da Cidade do Rio de Janeiro foi lançado ontem (19) no Centro de Referência de Manguinhos, mas a expectativa é levá-lo para todas as comunidades pacificadas do Rio até 2016.

O secretário do Conselho Comunitário de Manguinhos, Jorge Luís da Costa Silva, explica que o próprio conselho já vinha fazendo esse mapeamento há cerca de dois anos e meio, e buscou o Instituto Pereira Passos - órgão municipal de urbanismo - e a Fundação Oswaldo Cruz para desenvolver uma plataforma online para inserir as informações. De acordo com ele, o projeto é importante para os moradores por possibilitar a “ressignificação do território”.

“O território de favela costuma ser relacionado à violência, criminalidade, ao tráfico de drogas. A partir do mapeamento a gente acredita que, mostrando o que temos para a cidade do Rio de Janeiro, podemos contribuir para mudar esses signos e significâncias do território no contexto da cidade e mostrar o que tem de iniciativa positiva nesse território”, ressaltou.

Ele também destaca o protagonismo local do morador no processo, que vai resultar em um guia comunitário, e também fazer um diagnóstico do território, já que o projeto permite a inclusão de informações sobre as condições do local.

O aplicativo foi disponibilizado para o Conselho Comunitário de Manguinhos, que vai distribuir para os moradores.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 20/08/2014 ás 8h

Compartilhe

Projeto de mapeamento participativo é lançado em Manguinhos, no Rio