Projeto de inclusão digital para escolas rurais planeja o ano

Fonte Ascom do Ibict 19/04/2013 às 8h
O auditório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), em Brasília, foi palco da primeira reunião técnica de 2013 da equipe que integra o Corredor Digital Rural. O objetivo da reunião foi discutir as diretrizes para o ano, além de apresentar a Rede do Conhecimento, de formação regional a partir da Comunidade de Práticas, que deve ser disponibilizada a médio e longo prazo.

 

O encontro, na terça-feira (16), reuniu o diretor, coordenadores e técnicos da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a coordenadora de Mídias Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal e diretores e professores das escolas rurais que participam do projeto.

Na abertura, o diretor do Ibict, Emir Suaiden, falou sobre a importância do Corredor Digital Rural em nível nacional. “Acreditamos que a inclusão digital possibilita maiores oportunidades e, por isso, quanto maior a consciência da sua importância, mais apoio o projeto terá”, explicou.

A coordenadora de Mídias Educacionais do Distrito Federal, Eliane Carneiro Soares, destacou o resultado do projeto nas escolas da zona rural e o envolvimento de toda a comunidade. “O projeto fomenta o uso da tecnologia da informação, e isso é muito importante para todos. A inclusão digital permite acesso às crianças e jovens, que se sentem motivadas a aprender cada vez mais. Percebemos que a partir dessa experiência elas passam a motivar inclusive os seus próprios educadores”, comentou.

Retorno

Segundo a professora Margarida Elisa Ferreira, da equipe pedagógica, a reunião foi uma ótima oportunidade para levar informações sobre o projeto aos participantes, além de permitir um retorno das escolas a respeito de questões técnicas de conectividade e da infraestrutura mínima necessária à instalação de equipamentos.

A iniciativa envolve pelo menos 5.703 alunos das escolas rurais. Ao todo são 28 unidades de ensino participantes e mais de 80 educadores envolvidos diretamente no processo de ensino. Saiba mais.

 

 

Ascom do Ibict
Fonte Ascom do Ibict 19/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Projeto de inclusão digital para escolas rurais planeja o ano