Projeto cria semana nacional de doação de cordão umbilical

Fonte Agência Senado 17/03/2013 às 17h

A doação de cordão umbilical para a rede pública de saúde pode ser estimulada nacionalmente. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai examinar nesta para terça-feira (19), a partir das 11h, o projeto de lei do Senado (PLS) 299/2010, que institui a Semana Nacional da Doação de Cordão Umbilical.

O sangue recuperado de cordões umbilicais e de placentas é fonte rica de células-tronco, capazes de produzir todos os outros tipos de células do sangue, e pode ser usada no tratamento de pessoas que precisam de transplante de medula óssea, mas não encontram doadores compatíveis em sua família. A medula óssea é a primeira fonte de células-tronco.

O autor do projeto, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), argumenta que , no Brasil, “cerca de 2.500 pessoas têm indicação de realização de transplante de medula óssea por ano. Dessas, 1.500 não encontram um doador com laços de parentesco e compatibilidade genética”.

Inácio Arruda afirma que uma semana dedicada a uma campanha específica poderia “estimular a doação de cordão umbilical, que ainda é pouco frequente no Brasil”. A semana de 8 de outubro foi escolhida por ter sido a data da realização, em 2004, do primeiro transplante de medula óssea com sangue de cordão umbilical de doador brasileiro. A cirurgia ocorreu no Hospital Amaral Carvalho, na cidade de Jaú (SP). O relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), é favorável à matéria, que tramita em caráter terminativo.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 17/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Projeto cria semana nacional de doação de cordão umbilical