Programa seleciona projetos sobre novos fármacos e medicamentos

Fonte Fundação Capes 21/08/2014 às 21h
O programa de 'Seleção de Projetos Conjuntos de Pesquisa em Drug Discovery' está com inscrições abertas até 1º de setembro. A iniciativa irá selecionar projetos conjuntos de pesquisa na área de testes e descoberta de novos fármacos e medicamentos. Acesse o edital completo.

Promovido pela Fundação Capes em parceria com a Universidade de Nottingham, o programa tem como objetivo propiciar a colaboração de equipes brasileiras com o grupo de pesquisa especializado em Drug Discovery da Universidade de Nottingham.

A intenção também é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e aplicada na área de desenvolvimento de novos medicamentos e produtos afins e a formação de recursos humanos altamente qualificados nessa área.

Requisitos

Podem apresentar propostas as Instituições de ensino superior (IES) brasileiras e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados que:

Possuam cursos de pós-graduação Stricto Sensu avaliados pela Capes;
Forneçam garantia de local de trabalho e infraestrutura apropriada para a realização da atividades de pesquisa compatíveis com os objetivos deste edital;
Assumam o compromisso de manter as condições de qualificação e habilitação necessárias ao cumprimento e execução do projeto, no caso de sua aprovação.

Além disso, serão contemplados projetos nas áreas e temas de pesquisa de novos fármacos e medicamentos, entre elas:

Desenvolvimento de novos fármacos;
Identificação de alvos farmacológicos;
Pesquisa multicêntrica;
Tecnologias de bio-imagem aplicadas à descoberta de novos fármacos;
Uso de técnicas de triagem em grande escala e com alto desempenho (high throughtput screening) de moléculas focadas em alvos terapêuticos e/ou em ensaios celulares.

Benefícios

Entre os benefícios previstos pelo programa, estão auxílio deslocamento, seguro saúde e diárias para pesquisadores brasileiros em missão de trabalho no Reino Unido.

Serão oferecidas bolsas de estudo e pesquisa nas modalidades de graduação sanduíche, mestrado sanduíche, doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham. Além de recursos para a equipe brasileira no valor de até R$ 200.000,00 por ano/projeto.

A duração dos projetos é de até quatro anos. A divulgação dos resultados está prevista para fevereiro de 2015.


Fundação Capes
Fonte Fundação Capes 21/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Programa seleciona projetos sobre novos fármacos e medicamentos