Programa que leva estudantes de licenciatura para França tem inscrições prorrogadas

Fonte Portal Brasil 12/05/2013 às 11h

Oportunidade oferece a alunos benefícios como bolsas de estudo, auxílio-instalação, seguro-saúde, entre outros

 

EBCPrograma leva estudantes de licenciatura para FrançaAmpliar
  • Programa leva estudantes de licenciatura para França

Foram prorrogadas as inscrições para o novo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI França) que levará até 150 estudantes brasileiros para realizar graduação-sanduíche nas universidades Paris-Sorbonne e a Universidade Pierre et Marie Curie, na França. O novo prazo para inscrições vai até o dia 17 de maio.

A iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá selecionar até 30 projetos de parceria universitária entre cursos de licenciatura brasileiros e universidades francesas parceiras visando a realização de graduação sanduíche, com dupla diplomação, de estudantes brasileiros.

Podem apresentar proposta as instituições de ensino superior brasileiras que possuam cursos de licenciatura, legalmente constituídos e que tenham sua sede e administração no País. A instituição brasileira deverá possuir Acordo Geral de Cooperação vigente com a universidade francesa de destino dos estudantes e ter assinado Termo Aditivo específico para o Programa de Licenciaturas Internacionais.

Entre os benefícios previstos para o projeto estão: bolsas de estudo, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento, diárias internacionais, repassadas para docentes participantes da equipe, verba de custeio de até R$ 10 mil por ano de projeto e verba para participação em eventos científicos no país e no exterior.

Oportunidade

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em parceria com a Escola do Louvre, na França, está com inscrições abertas para Bolsa de Intercâmbio de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia da Escola do Louvre (Siem) e estágio em museus franceses. As inscrições vão até o dia 17 de maio.

Serão concedidas três bolsas para brasileiros, sendo uma para servidor do Ibram/MinC e duas para público em geral, com duração de três meses, não renováveis. Para concorrer, os interessados devem estar inscritos em curso de pós-gradução em nível de mestrado na área da Museologia, História da Arte, Arqueologia ou Antropologia; possuir proficiência em língua francesa comprovada e nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade francesa.

O intercâmbio será de 1° de setembro a 30 de novembro de 2013, em Paris, com duas semanas de formação no Siem, oferecido pela Escola do Louvre, e dois meses e meio em estágio em museus franceses. O objetivo é adquirir conhecimentos práticos com os profissionais da Escola do Louvre e, ainda, experiência com os profissionais de museus franceses durante o estágio.

Portal Brasil
Fonte Portal Brasil 12/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Programa que leva estudantes de licenciatura para França tem inscrições prorrogadas