Programa para capacitar voluntários recebe prêmio de inovação

Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 17/08/2014 às 14h
Projeto desenvolvido pelo Decanato de Extensão, em parceria com outros institutos, foi utilizado na qualificação de pessoas para a Copa do Mundo.

A Universidade de Brasília, por intermédio do Decanato de Extensão (DEX/UnB), foi vencedora do prêmio UniRede de Inovação Tecnológica 2014, indicado pelo projeto “Desenvolvimento de Processos Inovadores para Formulação de Políticas Públicas de Voluntariado em Megaeventos”.

A condecoração, concedida durante o 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) em Florianópolis, na semana passada, reconheceu o trabalho desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Superior a Distância da UnB (CEAD/UnB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).

Chamado de Sistema Mandacaru, o programa foi criado para capacitar os voluntários da Copa do Mundo no Brasil e é executado na plataforma Moodle, software livre para aprendizado virtual. Por meio dessa ferramenta, a UnB promoveu curso online para 34 mil candidatos a voluntários nas doze cidades-sede da competição.

A decana de Extensão da UnB, Thérèse Hofmann, destaca que o projeto teve um grande alcance por envolver profissionais e voluntários de todo o país. “Trouxe muitas oportunidades de inovação tecnológica e metodológica para todas as instituições envolvidas”.

Thérèse ressalta ainda que o reconheicmento mostra que a universidade pública atende à sociedade. "A premiação reafirma a força da parceria público/público entre a UnB, o Ibict e a UFRN, que tem se desdobrado em outros projetos", reforça a decana.

Para a diretora do CEAD, professora Wilsa Maria Ramos, que representou a universidade no congresso, a proposta foi direcionada para fortalecer competências e habilidades, não apenas para a atuação dos voluntários durante o megaevento, mas para qualquer evento ou situação que demanda cuidado e doação ao próximo.

"Essa parceria se revelou eficiente e eficaz para os propósitos educativos do projeto pedagógico dos cursos. Esta nova configuração está testada e validada para utilização em futuras capacitações ou cursos de graduação, de curta ou longa duração, pequena ou larga escala", afirma.

PRÊMIO - O título da UniRede busca incentivar soluções digitais inovadoras voltadas para a educação superior. A escolha do vencedor se deu a partir de critérios técnicos de inovação, feita por uma comissão de especialistas. Houve também votação virtual pela página do congresso, na qual o programa da UnB recebu 2.058 votos de um total de 5.774.



Secretaria de Comunicação da UnB
Fonte Secretaria de Comunicação da UnB 17/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Programa para capacitar voluntários recebe prêmio de inovação