Programa estimula pesquisas para o SUS em hospitais universitários

Fonte Agência Brasil 14/08/2014 às 9h
Programa lançado nesta quarta-feira (13) terá o objetivo de fomentar pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais universitários federais. Com patrocínio público e privado, os hospitais vão desenvolver estudos clínicos, que servirão para avaliar a eficácia e segurança de vacinas, kits diagnósticos e equipamentos.

Depois de testados, os produtos e equipamentos poderão receber registro sanitário e, com isso, ser adquiridos pelo SUS. Inicialmente, o programa será implementado em 23 hospitais universitários.

O Programa Ebserh de Pesquisas Clínicas Estratégicas para o SUS (Epecsus) é de iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e tem parcerias com sete entidades públicas.

De acordo com a Ebserh, dos 971 projetos de pesquisa clínica, aprovados de 2010 a 2012, 65% são provenientes de hospitais universitários federais. Como parte do programa, o MEC comprometeu-se a formar um comitê gestor para organizar as pesquisas existentes e ampliar o número de estudos nos hospitais públicos.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 14/08/2014 ás 9h

Compartilhe

Programa estimula pesquisas para o SUS em hospitais universitários