Programa estimula autossuficiência em pacientes com diabetes

Fonte Literato Comunicação e Conteúdo 10/03/2013 às 20h

Programa de Educação Dassette oferece acompanhamento e ajuda na conscientização da necessidade da mudança de hábitos

Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil. Entre as maiores dificuldades de quem recebe o diagnóstico estão a adesão ao tratamento e a mudança de hábitos. O autocuidado, que inclui saber aplicar insulina, medir a glicemia e controlar a dieta, é essencial para o sucesso do tratamento. Por isso, a educação em diabetes é vista hoje como uma possibilidade de mudança do panorama do diabetes.

Observando as principais dificuldades desse público, a Farmácia Dassette, especializada em diabetes e com mais de 20 anos de atuação na área, oferece aos seus clientes e à comunidade em geral, o Programa de Educação Dassette. Por meio do atendimento com profissionais especializados, os pacientes com diabetes recebem orientações sobre seu tratamento. “O Programa tem o objetivo de estimular o autocuidado e a mudança de hábitos”, explica a enfermeira especializada em educação em diabetes com certificação pela SBD-Sociedade Brasileira de Diabetes, Leliane Vera Vazquez.

O Programa já atendeu mais de mil pessoas e tem o objetivo de, por meio da educação, proporcionar ao portador de diabetes um grau adequado de autossuficiência. Durante as consultas, que são individuais, os pacientes podem tirar dúvidas diversas dúvidas, como a melhor forma de aplicação da insulina, informações sobre a sua medicação, como fazer a contagem de carboidratos, a necessidade de mudanças alimentares, entre outras. Dessa forma, os pacientes são estimulados ao autocuidado, o que ajuda na recuperação, além de prevenir ou evitar complicações. O ideal, explica Leliane, é que o paciente visite seu médico antes de começar a utilizar o programa e mantenha os acompanhamentos regularmente, “pois a intenção do serviço oferecido é a de ser um complemento aos demais profissionais de saúde”.

A mudança de hábitos, comportamentos e estilo de vida, além da necessidade de adesão e melhor utilização do tratamento prescrito são atitudes simples, mas essenciais para quem tem diabetes. “Aumentar os conhecimentos e as habilidades é de extrema importância, mas não é o suficiente. É necessário que a pessoa com diabetes acredite que existe a necessidade de mudança e perceba as vantagens em modificar determinados comportamentos para melhorar a qualidade de vida e preservar o bem-estar”.

Os atendimentos são feitos individualmente e, por meio da abordagem educativa, a equipe de profissionais envolvidos procura identificar e reverter às dificuldades enfrentadas pelos pacientes e familiares, ajudando a desenvolver estratégias mais adequadas. “Observamos que a correta utilização do tratamento proposto é importante para o sucesso. O paciente precisa estar bem informado sobre o mecanismo das drogas utilizadas, as possíveis intercorrências e sobre como administrar e lidar com todo o tratamento.”

Clientes da Farmácia Dassette podem participar gratuitamente do Programa. Para outros interessados cada atendimento tem um custo de R$ 40,00. O Programa de Educação Dassette também oferece treinamentos para a comunidade em geral e profissionais, além de promover eventos, cursos e workshop na área da saúde.

Sobre a Farmácia Dassette

A Farmácia Dassette, de Curitiba, é especializada em diabetes e tem 20 anos de experiência no mercado. A empresa administra, ainda, o site Diabetes Service, voltado para o paciente com diabetes e que realiza entregas para todo o país. Desde 2011 oferece o Programa de Educação Dassette, que realiza atendimento gratuito aos seus clientes com o objetivo de estimular o autocuidado, além de realizar ações educativas e preventivas.

Literato Comunicação e Conteúdo
Fonte Literato Comunicação e Conteúdo 10/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Programa estimula autossuficiência em pacientes com diabetes