Profissional da Inova Unicamp é premiado em evento internacional

Fonte Imprensa Unicamp 15/03/2013 às 9h

Profissional da Inova Unicamp é premiado em evento internacional

O analista de transferência de tecnologia da Agência de Inovação Inova Unicamp, Elias Borges de Athayde Drummond, foi premiado pela Associação de Gestores de Tecnologias de Universidades (AUTM, na sigla em inglês) entre os profissionais da área na categoria novos profissionais de destaque em transferência de tecnologia em “Países em Desenvolvimento”, que inclui profissionais do Brasil, China, Índia e Rússia. Elias foi um dos cinco profissionais do mundo contemplados – o único brasileiro este ano – e foi agraciado com uma bolsa com todas as despesas pagas para participar do Encontro Anual da AUTM de 2013 no Henry B. Gonzalez Convention Center, em San Antonio, Texas.
Para participar do processo de seleção, os interessados deveriam estar atuando na área de transferência de tecnologia há no máximo dois anos, terem sido indicados por um membro da AUTM e possuir histórico de realizações na área – como licenças negociadas e assinadas e parcerias com empresas negociadas. Como o evento é focado na participação ativa de gestores e diretores renomados da área, o objetivo é fazer com que os jovens premiados participem do encontro para aprender com os profissionais mais experientes e para promover a troca de informações. “Acredito que um dos pontos principais para minha seleção tenha sido a quantidade de licenças fechadas em um curto período de tempo, bem como minha prévia experiência tanto na indústria como em vendas, que acaba sendo um diferencial para trabalhar com transferência de tecnologia. Também atribuo a conquista devido à instrução e ao desenvolvimento proporcionado pela diretoria da Inova Unicamp”, opina Elias. O colaborador ainda ressalta a importância do evento para sua formação profissional. “Ao participar do Encontro Anual da AUTM, pude comprovar que, na Inova, já adotamos boa quantidade de práticas na área. Ao mesmo tempo, o evento foi válido para troca de experiências e para pensarmos em novas práticas e, assim, mantermos uma política de melhoria contínua de nossos processos”.
Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Inova Unicamp e membro da AUTM desde 2008, atribui a conquista de Elias aos bons resultados exercidos na Agência pelo profissional, bem como a experiência da Inova Unicamp em transferência de tecnologias universitárias. “A seleção de Elias no prêmio deve-se às suas realizações e contribuições para o time, bem como aos resultados da própria Inova, que possui reconhecimento internacional no âmbito da inovação”. Para a diretora, o prêmio é um incentivo ao crescimento e desenvolvimento destes jovens profissionais da área de transferência de tecnologias de universidades. “É um orgulho para nós ter a comprovação de que a Inova Unicamp possui estrutura e resultados reconhecidos internacionalmente por meio dessa importante e renomada associação”, afirma Patricia.

Sobre a AUTMA AUTM é uma associação de gestores de transferência de tecnologia de universidades, que possui mais de 3.000 membros, cujas iniciativas possuem escopo e relevância mundial. O Encontro Anual da AUTM é considerado o evento mais importante da área de transferência de tecnologia no mundo. Ao longo de quatro dias, os convidados participaram de palestras e oficinas realizados por especialistas em propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O objetivo é promover a interação e a troca de experiência entre profissionais da área de vários países do mundo.

 

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 15/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Profissional da Inova Unicamp é premiado em evento internacional