Professores podem escolher livros didáticos de 2015

Fonte Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 23/08/2014 às 20h
O prazo para a escolha dos livros didáticos que serão utilizados por alunos do ensino médio a partir do próximo ano, começou nesta sexta-feira (22). Professores, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de todo o País têm até o dia 1º de setembro para fazer suas opções no sistema eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a edição 2015 do programa de acesso ao livro didático escolar, serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do ensino médio de todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte.

A novidade para este ano é em relação as coleções que se diferenciam em dois tipos de composição: no tipo 1 estão inseridas obras multimídias compostas por livros digitais e livros impressos; no tipo 2 são obras impressas compostas por livros impressos e PDF.

Entre as obras selecionadas e aprovadas são recorrentes temas como educação juvenil livre de preconceitos, discriminação e violência. Todas as disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar, com métodos de aprendizagem voltados também para cultura e ciência.

Escolha

Os professores devem escolher duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE comprará as obras da segunda escolha.

O FNDE estima comprar em torno de 90 milhões de exemplares para atender aos sete milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros para reposição e complementação no ensino fundamental.

Guia didático

Para que os professores possam escolher os livros mais adequados ao sistema de ensino de cada escola, o FNDE disponibilizou em seu portal eletrônico o Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Guia apresenta livros selecionados e articulados sob diferentes parâmetros conceituais e teóricos de forma a proporcionar diversas opções aos professores, respeitando os projetos pedagógicos de cada escola.

Sobre o programa

O principal objetivo do programa de acesso ao livro didático escolar é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Neste ano é a primeira vez que a disciplina de ‘arte’ participa do programa, o que representa um ganho significativo para as escolas do ensino médio.


Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Fonte Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 23/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Professores podem escolher livros didáticos de 2015