Professores já podem acessar o guia de escolha dos livros didáticos

Fonte Ascom - FNDE 24/05/2012 às 13h

Professores já podem acessar o guia de escolha dos livros didáticos

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental já podem pesquisar os livros que vão escolher para o uso nas escolas da rede pública a partir do próximo ano. O Guia de Livros Didáticos 2013, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), foi preparado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e está disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Esse guia também está sendo impresso e será distribuído para as escolas públicas com alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Tudo isso para ajudar os professores na escolha das obras”, afirma Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do FNDE.

O período para a escolha dos livros didáticos será de 15 de junho a 1º de julho de 2012, exclusivamente no portal do FNDE. Desta vez, serão selecionadas obras destinadas a alunos e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Entre elas, as coleções de letramento e alfabetização e alfabetização matemática (1º ao 3º ano), as coleções de história, ciências e geografia (2º ao 5º ano) e também de matemática e português (4º e 5º anos), além de livros de história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).

Com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e oficializar a escolha.

Compra – Após trabalhar os dados sobre os pedidos feitos por escolas públicas de todo o país, o FNDE negocia a aquisição das obras com as editoras e, em função da escala da compra, consegue preços bem abaixo dos praticados no mercado. A previsão é de comprar 55 milhões de exemplares em benefício de 12 milhões de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são confeccionados com uma estrutura física resistente para que possam ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno. A exceção são os livros consumíveis, de letramento e alfabetização e alfabetização matemática.

Ascom - FNDE
Fonte Ascom - FNDE 24/05/2012 ás 13h

Compartilhe

Professores já podem acessar o guia de escolha dos livros didáticos