Professora Constance Kamii abre 3º Seminário de Educação Matemática

Fonte Imprensa Unicamp 08/04/2013 às 21h

Professora Constance Kamii abre 3º Seminário de Educação Matemática

O Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação (FE) está promovendo de segunda até quinta-feira o 3º Seminário de Educação Matemática, no Centro Convenções. A palestra de abertura do evento foi concedida pela professora Constance Kamii, da Universidade do Alabama em Birminghan (EUA) e da Universidade Chugoku Gahuem em Okawama (Japão), que fez seu pós-doutorado sob a coordenação de Jean Piaget no Centro Internacional de Psicologia.

“Temos dentro do Laboratório de Psicologia Genética o Grupo de Educação Matemática (Edumat), que está organizando este terceiro seminário com vistas a contribuir com a formação de professores de matemática”, afirma a professora Orly Zucatto Mantovani de Assis, coordenadora do encontro. “E, anualmente, contamos com a colaboração da professora Constance Kamii, uma pesquisadora da educação construtivista que trabalha há mais de 30 anos com a psicologia genética de Piaget. Ela faz suas pesquisas envolvendo a matemática com crianças nos Estados Unidos e traz os resultados para nós, que começamos a trabalhar de acordo com as suas orientações.”

Segundo Orly de Assis, o fundamento da educação construtivista é que o conhecimento é construído pela pessoa a partir das relações que estabelece com outras pessoas e das ações que ela realiza sobre o objeto. “Esta concepção a respeito de como se dá o conhecimento tem sido muito valorizada pelo nosso grupo, dentro do objetivo de formar pessoas moralmente e intelectualmente autônomas, autonomia que Piaget propõe para a educação. Queremos que os alunos sejam bastante criativos, capazes de fazer coisas novas e que aprendam a matemática não porque foram ensinados pelos professores, mas porque construíram os conceitos matemáticos por si só.”

“Trabalhando as operações matemáticas na educação infantil” foi o tema abordado por Constance Kamii na tarde de segunda-feira. Nesta terça, ela fala sobre “Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental 1” e na quarta sobre “Matemática nos anos finais do ensino fundamental 1”. A programação do 3º Seminário de Educação Matemática inclui minicursos, apresentação de trabalhos e a mesa-redonda “Proepre: educação matemática e formação de professores”.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 08/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Professora Constance Kamii abre 3º Seminário de Educação Matemática