Produção latino-americana concorrerá a premiação no Festival de Cinema de Roma

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Roma, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de outubro, exibirá entre as obras em concurso a produção "Dawson Isla 10", realizada por Chile, Brasil e Venezuela.

"Dawson Isla 10" conta a história de uma ilha para a qual eram enviados prisioneiros políticos da ditadura chilena e será um dos 14 filmes que concorrem à premiação Marco Aurelio de Ouro, máxima distinção do festival.

O cineasta brasileiro Walter Lima é um dos produtores executivos e o ator Caco Monteiro faz o papel do ministro da Economia do Chile.

Segundo disse hoje o prefeito Gianni Alemanno ao anunciar o evento, esta edição será "muito rica", pois traz "a interseção entre temas políticos importantes, como os assuntos ambientais e a crise econômica".

Como exemplo, ele citou a presença do ator norte-americano Richard Gere, que representa "um dos ícones em causas ecológicas e sustentáveis", e que estará presente em "Hachiko - A Dog"s Story", de Lasse Hallström.

Alemanno também falou sobre o ex-presidente polonês Lech Walesa, que deverá marcar o festival. Walesa será retratado em "Popieluszko: Freedom Is Within Us", de Rafal Wieczynski. O filme, que conta a história do partido do ex-governante -- o Solidarnosc (Solidariedade) -- será exibido no dia 19.

A madrinha do evento será a atriz Marguerita Buy, mas espera-se também a presença de outras estrelas como Meryl Streep e Helen Mirren.

Nas telas, Meryl Streep fechará o festival na comédia dos anos 1950 "Julie & Julia", de Nora Ephron, que será exibida fora do concurso. Helen Mirren também estará presente como protagonista de "The Last Station", de Michael Hoffman, que concorrerá na mostra.

Stefania Sandrelli, atriz ícone do cinema italiano, apresentará sua primeira produção como diretora, com a produção "Christine Cristina", fora do concurso. Também faz parte da programação uma homenagem ao ator australiano Heath Ledger, morto em janeiro de 2008 e que ganhou um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante na última edição do prêmio.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Produção latino-americana concorrerá a premiação no Festival de Cinema de Roma