Produção de trigo deve cair 14,3% na safra atual, indica Conab

Fonte Agência Brasil. 19/11/2009 às 0h
A produção brasileira de trigo, cereal do qual o país é mais dependente de importações, deve cair 14,3% na safra 2009/2010, em relação ao resultado da anterior. A estimativa foi divulgada hoje (5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume total colhido deve ficar em 5,04 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, a queda se dará principalmente em função do excesso de chuva na fase final do cultivo. A colheita já foi concluída em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. No Paraná, ela já está no fim e no Rio Grande do Sul está no início.

Para chegar a esse dado, a Conab fez a pesquisa entre os dias 19 e 23 de outubro. O consumo nacional de trigo é de aproximadamente 10,5 milhões de toneladas, o que tem obrigado o país a importar mais de 5 milhões de toneladas anualmente.

Com as crises de seca na Argentina, principal fornecedor do cereal para o Brasil, o governo tem buscado outras alternativas para aumentar a produção nacional, como o lançamento do Plano Nacional do Trigo, em abril de 2008. O programa, junto com a alta dos preços da commoditie no mercado internacional, incentivou a produção nacional, que chegou a crescer 50% na safra passada, mas acabou caindo na atual.
Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Produção de trigo deve cair 14,3% na safra atual, indica Conab