Produção de licuri no Semiárido é tema de palestra nesta sexta

Fonte Ascom do Insa 18/04/2013 às 11h
O Semiárido em Foco desta sexta-feira (16) tem como palestrantes os pesquisadores Aurélio José Antunes Carvalho e Márcio Lima Rios, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), campus Senhor do Bonfim. Eles apresentam o Programa Conca, pelo qual está sendo desenvolvido um trabalho com o sistema de produção de licuri (Syagrus coronata) na região Centro-Norte da Bahia e Vale do Jiquiriçá.

 

O objetivo da atividade é discutir a conservação e disseminação de conhecimentos sobre o licuri como lavoura xerófila e as possibilidades de interação entre conhecimento popular e científico. O programa de palestras é realizado semanalmente na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande.

O licuri é uma planta nativa abundante no Semiárido brasileiro, encontrada principalmente na Bahia, em Pernambuco, em Sergipe e em Minas Gerais, e produzida mesmo em épocas de estiagem na região. Entretanto, observa-se uma carência de estudos científicos a respeito do manejo, ainda feito de forma predominantemente extrativista, e uma indiscriminada exploração dessa palmácea que ampara populações em situação de vulnerabilidade social. Apesar das alternativas tecnológicas existentes, a ausência de políticas públicas e de investimentos no setor faz com que a extração das amêndoas siga de maneira artesanal, com emprego de mão de obra feminina e infantil, em um trabalho de baixa produtividade.

No atual cenário de intensa estiagem, o manejo da espécie tem oportunizado a geração de emprego e renda em muitas comunidades. Assim, de maneira multiprofissional, o Programa Conca, financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação, busca realizar diagnósticos e propor soluções tecnológicas de baixo custo para o sistema de produção do licuri. A iniciativa conta com um corpo técnico de engenheiros de alimentos, biólogos, agrônomos e outros e abrange todas as etapas da cadeia produtiva, desde o cultivo da palmácea até a comercialização, passando pela colheita e pela conservação das amêndoas.

Leia mais.

 

 

Ascom do Insa
Fonte Ascom do Insa 18/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Produção de licuri no Semiárido é tema de palestra nesta sexta