Processo de paz na Colômbia tem página web para receber propostas da população

Fonte Agência Brasil/EBC* 01/03/2013 às 16h

 Bogotá - Embora as reuniões da mesa de negociações de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país sejam fechadas, a população do país pode enviar sugestões aos negociadores. Há duas formas de apresentar a colaboração: participando de fóruns regionais ou escrevendo diretamente em um site na internet.

Até as 16hde Brasília, haviam sido recebidas, por meio da página web, 3.224 propostas ao processo de paz. O endereço de acesso é https://www.mesadeconversaciones.com.co/. Não foi divulgado balanço sobre o número de sugestões recebidas pelos fóruns regionais, que vêm sendo realizados desde o início deste ano.

O coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, Bruno Moro, destacou que o processo de paz entre o governo e a guerrilha, iniciado em novembro do ano passado, é um “vivo exemplo de democracia” referindo-se à possibilidade de participação popular por meio dos fóruns regionais e pela internet.

“O mecanismo de participação cidadã, implementado para enviar as propostas da população à mesa negociadora, é uma excelente iniciativa”, pontuou.

Moro participou hoje (1º), em Bogotá, da apresentação da nova etapa dos fóruns regionais pela paz na Colômbia, realizados pela Comissão de Paz do Congresso colombiano, ao lado do subsecretário-geral ONU para a América Latina, Heraldo Muñoz.

Muñoz também reconheceu que há avanços na mesa de diálogos de paz entre as Farc e os representantes do governo do país. “Vamos acompanhar constantemente a agenda do processo programada para este ano, e acreditamos que há avanços nas negociações”, declarou.

Além de receber sugestões, a página web também permite que os colombianos acompanhem o processo de paz. O site reúne as propostas em discussão, bem como documentos e declarações das Farc e do governo. A quinta rodada de conversações deve terminar hoje em Havana, Cuba.

*Com informações da Prensa Latina

Agência Brasil/EBC*
Fonte Agência Brasil/EBC* 01/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Processo de paz na Colômbia tem página web para receber propostas da população