Pró-Acervo incentiva a conservação de documentos em instituições de pesquisa

Fonte Agência FAPEAM 11/05/2013 às 9h

 

A conservação de acervos documentais de instituições de pesquisas recebe apoio financeiro do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). As propostas podem ser encaminhadas até o próximo dia 20 de maio.

 

Com R$ 1 milhão de investimentos, o Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação de Acervos Documentais do Estado do Amazonas (Pró-Acervo) tem o objetivo de financiar projetos de instituições sediadas no Estado do Amazonas cujo objeto seja a organização arquivística de seus acervos documentais, bem como a conservação, restauração, digitalização e microfilmagem.

 

Segundo a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, a iniciativa tem a meta de enriquecer os acervos de instituições de pesquisa por meio de conservação, coleta e intercâmbio. “O programa visa melhorar e ampliar as atividades de rotina dos acervos com incorporação de tecnologias adequadas para a conservação dos documentos, fotografias, pinturas, imagens em geral e demais materiais voltados para a pesquisa no Amazonas”, frisou.

 

Os recursos podem ser utilizados para despesas de capital, custeio e bolsas, desde que devidamente justificados como essenciais para manutenção, bom funcionamento e acesso como fonte de pesquisa do Acervo Documental. Os projetos contemplados terão o prazo de execução no máximo de dois anos.

 

Os resultados estarão disponíveis no site da FAPEAM com a implementação dos benefícios previsto para o mês de agosto.

Acervo documental

Entende-se como acervo documental toda documentação existente em arquivos públicos ou privados com declarado interesse público, incluindo documentos manuscritos ou impressos, livros, imagens, jornais, revistas, publicações, materiais audiovisuais, documentos históricos ou de interesse estratégico para a pesquisa e divulgação científica voltada à preservação, conservação e difusão dos documentos das fases corrente, intermediária ou permanente do Estado do Amazonas.

Requisitos para o proponente

Ter título de mestre ou doutor, ser graduado ou pós-graduado em Arquivologia, Biblioteconomia ou História, ter vínculo formal com instituições de pesquisa e ou ensino superior público ou privada, institutos, centros de memória, órgãos públicos, museus, fundações de pesquisa e desenvolvimento sediados no estado do Amazonas.

 

Requisitos para a instituição

 

Para participar é necessário que a instituição seja de pesquisa ou ensino superior, pública ou privada. Institutos, centros de memória, órgãos públicos, museus e fundações de pesquisa e desenvolvimento, com localização no Estado do Amazonas.

 

Os procedimentos para a submissão de propostas, envio de documentação e outros informações referente ao edital podem ser conferidos no endereço eletrônico: www.fapeam.am.gov.br/edital.php

Sobre o Pró-Acervo

 

O Programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, projetos institucionais de conservação de acervos documentais em seus diferentes suportes (textuais, audiovisuais, iconográficos, fotográficos, entre outros), visando melhorar as condições de acesso ao público e pesquisadores.

Agência FAPEAM
Fonte Agência FAPEAM 11/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Pró-Acervo incentiva a conservação de documentos em instituições de pesquisa