Principais nomes da classe RS:X disputam Mundial em Búzios (RJ)

Fonte COB/Ascom – Ministério do Esporte 28/02/2013 às 20h

Principais nomes da classe RS:X disputam Mundial em Búzios (RJ)

A partir desta quinta-feira (28.02) os melhores velejadores da classe RS:X estarão reunidos em Búzios, no rio de Janeiro, para a disputa do Campeonato Mundial da classe. As regatas estão programadas para começar no sábado (02.03). No total, 41 mulheres e 65 homens de 28 países estarão presentes na competição.

Um dos brasileiros na disputa é Ricardo Winicki. Bimba, como é conhecido, representou o Brasil em nos Jogos de Londres 2012 e em outras três edições dos Jogos Olímpicos, foi ouro na prancha a vela em três Jogos Pan-Americanos, foi campeão mundial da classe em 2007 em Cascais, vice duas vezes e sempre figura entre os tops do windsurfe olímpico. O atleta competirá em casa, já que mora na cidade e tem o Búzios Vela Clube, sede da competição, como base de treinos durante o ano. Apesar de conhecer bem a raia, ele sabe que sua vida não será fácil.

"Estou me sentindo bem fisicamente e a expectativa é boa, quero terminar entre os cinco primeiros", disse ele. Nomes como o inglês Nick Dempsey, prata em Londres e bronze em Atenas 2004, o israelense Nimrod Maschiah e o grego Byron Kokkalanis já estão em Búzios há algum tempo, treinando com Bimba.

"Eles são meus concorrentes diretos e o que temos é uma parceria. Quando alguém quer testar um equipamento novo, precisa ter outra pessoa rápida do lado. Então procuramos ficar uma hora dentro d’água treinando velocidade e depois fazemos regatas. Quanto maior o nível dos atletas, mais a gente se puxa", completa.

Maschiah e Kokkalanis conquistaram, no último dia 22, a Semana Brasileira de Vela, competição em que Bimba ficou em terceiro e garantiu por mais um ano a vaga na equipe olímpica nacional.

Mas não é só entre os homens que o Brasil está bem representado. Patrícia Freitas, que também esteve em Londres e Pequim, mostrou que está bem treinada ao vencer, na Semana Brasileira de Vela, a espanhola Marina Alabau, medalha de ouro na Inglaterra. No último Mundial Patrícia foi 31ª colocada e espera melhorar o resultado, correndo numa raia em que está acostumada a velejar.

COB/Ascom – Ministério do Esporte
Fonte COB/Ascom – Ministério do Esporte 28/02/2013 ás 20h

Compartilhe

Principais nomes da classe RS:X disputam Mundial em Búzios (RJ)