Primeiro embaixador latino dos EUA chega ao Vaticano

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O novo embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé, Miguel H. Diaz, chegou esta manhã a Roma. Ele é o primeiro diplomata de origem latina a representar o país no Vaticano.

Casado e pai de quatro filhos, Diaz, de 45 anos, é professor de teologia na Universidade de St. John"s e no Colégio de Saint Benedict, em Minnesota. Ele foi conselheiro do presidente Barack Obama durante a campanha eleitoral e substituirá Mary Ann Glendon.

Nascido em Cuba, o novo embaixador chegou esta manhã ao aeroporto de Fiumicino, em Roma, acompanhado da família. Ele ainda não fez nenhuma declaração desde que está na Itália. Mas sabe-se que Diaz fala inglês, francês, espanhol, italiano e tem conhecimentos do alemão, a primeira língua do papa Bento XVI.

A data da apresentação das cartas credenciais ao Pontífice, contudo, ainda não está definida.

"Aguardo com emoção as próximas semanas, quando minha família e eu plantaremos novas raízes em Roma. Estou honrado de servir o presidente Obama e a nação norte-americana nesta minha nova veste e será uma honra grandíssima encontrar sua Santidade, o papa Bento XVI", dizia Diaz em uma nota divulgada recentemente pela Embaixada norte-americana.

A sede diplomática também ratificou em seu texto as "boas relações" entre os Estados Unidos e a Santa Sé, baseadas na colaboração estrita sobre uma ampla gama de prioridades, como a liberdade religiosa, o diálogo inter-religioso, a paz e a segurança.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Primeiro embaixador latino dos EUA chega ao Vaticano