Primeiro Congresso em Biomecânica e Ergonomia confirma presença de palestrantes do exterior

Fonte Agência FAPEAM 15/05/2013 às 19h

Manaus vai sediar pela primeira um evento voltado para os profissionais da área de Ergonomia e Biomecânica. O 1º Congresso Internacional em Biomecânica e Ergonomia acontece de 30 de maio a 02 de junho no Teatro do Centro Universitário do Norte (Uninorte), localizado a Avenida Joaquim Nabuco, Zona Sul.

O Congresso é organizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com o Uninorte e conta com o apoio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Segundo o coordenador do evento, o professor da UEA Jansen Estrázulas , o Congresso tem como objetivo ampliar os conhecimentos acerca do tema na região e também promover o intercâmbio dos alunos e profissionais para futuros convênios e possíveis qualificações em outros locais.

De acordo com Estrázulas, o Congresso se justifica pelo interesse dos palestrantes na região, que possui um grande centro da indústria, o Polo Industrial de Manaus.

Para a primeira edição foram convidados profissionais qualificados em nível nacional e internacional na área de Ergonomia e Biomecânica. Segundo Estrázulas, estão confirmadas as presenças de especialistas do Canadá, Argentina, dos Estados Unidos e de vários estados brasileiros.

Entre os palestrantes estão o professor e editor da Revista Científica EfDeportes, Túlio Guterman, da Argentina; o professor Emeritus da University of Alberta do Canadá, que está entre os nomes mais renomados e citados da Biomecânica aplicada e Ergonomia no mundo, entre outros.

"É a primeira vez que conseguimos um evento científico deste porte na nossa área em Manaus. Estamos trazendo para a região, além dos palestrantes, congressistas de oito estados diferentes. Isso significa que estamos trazendo parte do Brasil para se qualificar", destacou Estrázulas.

O evento é direcionado a estudantes e profissionais de engenharia, fisioterapia, educação física, medicina, enfermagem, segurança do trabalho, dança e outros que atuam na área de Biomecânica ou Ergonomia.

"As inscrições para os cursos já encerraram, mas as pessoas interessadas ainda podem se inscrever para participar do Congresso que está com uma programação bastante diversificada com a realização de palestras, cursos e apresentações científicas", disse o coordenador do evento.

Os artigos apresentados durante a programação serão publicados na Revista Argentina indexada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Lectures EF Deportes – Qualis B3 – Interdisciplinar.

Como parte da programação está sendo preparada uma festa do Congresso na cervejaria Fellice, com o tema 'Noite Sertaneja', prevista para acontecer no dia primeiro de junho. Outras informações podem ser obtidas no site: bioergonomicsam.com.br

 

Sobre o Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) apoia, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.

Agência FAPEAM
Fonte Agência FAPEAM 15/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Primeiro Congresso em Biomecânica e Ergonomia confirma presença de palestrantes do exterior