Preso, ex-governador de Pando apresenta candidatura à presidência

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O ex-governador de Pando Leopoldo Fernández se juntou aos esforços da oposição para enfrentar o presidente Evo Morales nas eleições de dezembro. Detido há dez meses, Fernández será o companheiro de chapa de Manfred Reyes Villa.

A candidatura do ex-governante à vice-presidência abriu um inédito caso político e jurídico no país, já que ele está preso e ainda não foi julgado. Fernández é acusado de ter liderado, em setembro de 2008, os atos de violência que deixaram 13 mortos no departamento que governava.

Já Reyes Villa, que perdeu o governo de Cochabamba, foi retirado de seu cargo após o referendo revogatório de agosto do último ano. Os ex-governadores são dois grandes oposicionistas de Morales, que tenta a reeleição no próximo pleito.

Fernández e Reyes Villa juntam-se ainda ao ex-governador de La Paz José Luís Paredes, que também deixou o posto em agosto de 2008 e preside a sigla Plan Progreso, legenda que os acompanhará em dezembro.

A inesperada aliança entre os três oposicionistas foi anunciada apenas 24 horas após os governadores de Santa Cruz, Tarija, Chuquisaca e Beni -- todos de oposição -- terem fracassado em sua enésima tentativa de formar uma frente única contra Morales.

Também continua tentando se lançar candidato o ex-presidente Jorge Quiroga (que governou o país de 2001 a 2002), o ex-vice-presidente Victor Hugo Cárdenas (vice de Gonzalo Sánchez de Lozada, que governou de 1993 a 1997), o empresário Samuel Doria Medina, o prefeito de Potosí, René Joaquino, e o ex-presidente do comitê cívico de Santa Cruz German Antelo. O prazo para inscrição termina em seis dias.

Em dezembro, os bolivianos elegerão também 36 senadores e 130 deputados para a Assembleia Plurinacional Legislativa, casa que substituirá o Congresso. O processo eleitoral, implementado com a nova Constituição (aprovada em fevereiro passado), terminará em abril de 2010 com a renovação dos cargos de governadores e prefeitos.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Preso, ex-governador de Pando apresenta candidatura à presidência