Presidente paraguaio diz que Colômbia é soberana para assinar acordo com EUA

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, disse hoje que a assinatura de um acordo com os Estados Unidos para ceder bases militares em seu território é uma decisão soberana do governo colombiano.

O mandatário, que concedeu uma rápida entrevista nesta quarta-feira, dia em que recebe seu par colombiano, Álvaro Uribe, em Assunção, opinou sobre o contestado convênio que Bogotá discute com Washington para ampliar a cooperação bilateral na área de segurança.

Questionado sobre o assunto no momento em que deixava a residência de Carlos Gómez, um famoso ator paraguaio de 92 anos cuja saúde está debilitada, Lugo disse apenas que "depende, cada país é soberano".

Uribe deve chegar a Assunção durante a tarde. Nesta quarta-feira, ele já se reuniu com sua colega chilena, Michelle Bachelet, e viajará também à Argentina, onde terá um encontro com a presidente Cristina Kirchner.

O colombiano faz um giro pela América do Sul para detalhar a parceria que permitirá aos Estados Unidos ocupar as instalações de sete bases colombianas.

Ontem, ele passou por Peru e Bolívia, e amanhã visitará Brasil e Uruguai. Não foram agendadas viagens à Venezuela, que afirmou se sentir "ameaçada" pelo possível acordo, e Equador, país com o qual Bogotá tem relações diplomáticas rompidas.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Presidente paraguaio diz que Colômbia é soberana para assinar acordo com EUA