Presidente do Panamá inicia viagem à Itália

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, iniciou hoje sua primeira viagem à Europa, na qual vai se encontrar com o premier italiano, Silvio Berlusconi, e com o papa Bento XVI.

Antes de embarcar para o país europeu, Martinelli adiantou que Berlusconi irá ao Panamá em novembro. "Ele virá com coisas boas".

Berlusconi receberá o mandatário panamenho na sede do Conselho de Ministros da República italiana, na próxima sexta-feira, para tratar de temas de interesse de ambos os países.

O presidente do Panamá, que assumiu a presidência no último mês de julho, também encontrará Bento XVI na residência de verão em Castel Gandolfo, e pretende convidá-lo para uma visita à nação centro-americana.

De acordo com o governo panamenho, entre os assuntos da pauta da reunião com Berlusconi está o interesse do país em participar de forma mais plena nas negociações comerciais do Acordo de Associação da União Européia e América Central, suspensas em abril deste ano, quando a Nicarágua abandonou as discussões, por não ter apoio para criação de um Fundo Comum de Financiamento Econômico, que superaria os 30 milhões de euros e teria o objetivo de combater a pobreza na região.

Outro tema do encontro deverá ser a Estratégia Nacional para Defesa dos Serviços Internacionais e Financeiros, criada pelo Panamá, que busca impulsionar a negociação de instrumentos jurídicos para evitar a dupla tributação.

As relações bilaterais entre ambos países fortaleceram-se no âmbito cultural, comercial e de cooperação, graças à intensificação dos contatos e visitas de funcionários de primeiro escalão de ambos países.

Martinelli ainda informará Berlusconi sobre avanços da ampliação do canal do Panamá e do processo de licitação, que foi ganho no último dia 8 de julho pelo Consórcio Unidos pelo Canal, que tem participação da construtora italiana Impregilo.

A viagem do panamenho, de uma semana de duração, é realizada a convite do primeiro-ministro da Itália.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Presidente do Panamá inicia viagem à Itália