Presidente da Fundação Péter Murány visita a Unicamp

Fonte Imprensa Unicamp 03/03/2013 às 11h

Presidente da Fundação Péter Murány visita a Unicamp

O reitor Fernando Costa recebeu nesta sexta-feira (1) a visita da presidente da Fundação Péter Murányi, Zilda Vera Suelotto Muranyi Kiss, que na última sexta-feira (22) concedeu à Unicamp o prêmio Péter Murányi 2013 pela implantação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), considerado a melhor experiência em educação do ano no Brasil. O encontro ocorreu na reitoria e foi acompanhado por integrantes da Fundação e pelo pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel.
O Prêmio Péter Murányi, gerido pela Fundação de nome homônimo, foi idealizado e concebido pelo empresário Péter Murányi que deixou manifesto em seu testamento, o desejo de criar uma Fundação. Seu objetivo seria o de premiar pessoas físicas ou jurídicas, entidades públicas ou particulares, de qualquer parte do mundo, que se destacassem por suas descobertas inovadoras e práticas focadas no desenvolvimento e no bem-estar social das populações em desenvolvimento.

Desde 2002, quando foi realizada sua primeira edição, o prêmio é concedido anualmente e de modo alternado para pesquisadores atuantes em quatro áreas: educação, saúde, alimentação e desenvolvimento científico & tecnológico. Atualmente, o Prêmio Péter Murányi conta com o apoio das principais instituições científicas do País, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além do apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e da Associação dos Cônsules Honorários no Brasil (Aconbras), o que mostra a importância desta iniciativa para o reconhecimento do valor da ciência no contexto social e econômico.

Imprensa Unicamp
Fonte Imprensa Unicamp 03/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Presidente da Fundação Péter Murány visita a Unicamp