Presidente chilena agradece a países que participam de exercício militar

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, agradeceu hoje aos países que participam do exercício militar conjunto Salitre 2009, que ela qualificou como uma iniciativa "eminentemente pacífica" e de "integração e transparência".

Ao falar durante a inauguração dos novos escritórios do Ministério da Defesa, a mandatária enviou uma saudação aos oficiais que participam diretamente do operativo e aos militares dos países que acompanham as manobras como observadores.

"Quero aproveitar esta oportunidade para enviar daqui uma saudação afetuosa aos quase dois mil militares das Forças Aéreas de Argentina, Brasil, Estados Unidos e França que, junto à Força Aérea do Chile, iniciaram na quarta-feira passada o exercício Salitre 2009", disse Bachelet.

Em seguida, a presidente estendeu seu agradecimento "a Venezuela, Equador, México e Bolívia, por terem aceitado o convite feito para que participassem como observadores".

A operação conjunta, que ocorre no norte do país, na região de Antofagasta, "tem o mesmo objetivo que muitas outras iniciativas", argumentou Bachelet. "Estamos convencidos de que a integração e a transparência são o melhor caminho para garantir a paz", complementou.

Bachelet pretende visitar a região de Antofagasta na quarta-feira, quando a Salitre 2009 entrará em sua fase de conclusão. Os movimentos devem ser encerrados daqui a uma semana.

As novas instalações do Ministério da Defesa, inauguradas nesta sexta-feira, situam-se em frente ao Palácio de La Moneda, sede do governo.

O edifício era usado pela mesma pasta até o golpe de Estado de 1973, que pôs fim ao governo de Salvador Allende e deu início à ditadura do general Augusto Pinochet.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Presidente chilena agradece a países que participam de exercício militar