Presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia que marca início das operações do petroleiro Zumbi dos Palmares

Fonte Agência Petrobras 17/05/2013 às 18h

Presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia que marca início das operações do petroleiro Zumbi dos Palmares

Começa a operar, nesta segunda-feira (20), o navio petroleiro suezmax Zumbi dos Palmares. Esta é a quinta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) entregue à Transpetro em um período de 18 meses. A cerimônia, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, em Ipojuca (PE), terá início às 11h00, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff, do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Transpetro, Sergio Machado.

 

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris - metade da produção diária brasileira - o Zumbi dos Palmares vai operar no transporte de petróleo bruto. Antes do programa, a indústria naval brasileira ficou 14 anos sem entregar navios ao Sistema Petrobras.

 

A encomenda de 49 embarcações, feita pelo Promef, garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil tem hoje a terceira maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje 54 mil pessoas.

 

Graças às encomendas do programa, um novo polo naval está sendo erguido em Pernambuco. Além do Estaleiro Atlântico Sul, o Promef encomendou oito navios gaseiros ao Estaleiro Promar, também no Porto de Suape.

 

O credenciamento de imprensa deverá ser feito no site da secretaria de imprensa da Presidência da República (www.imprensa.planalto.gov.br).

 

http://www2.planalto.gov.br/imprensa/credenciais/avisos-de-credenciamento/credenciamento-da-viagem-presidencial-a-cidade-de-ipojuca-pe-1

 


ENTREGA DO NAVIO ZUMBI DOS PALMARES- Dia 20 de maio, às 11h, no Estaleiro Atlântico Sul, situado à Ilha de Tatuoca, s/n, Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE).

Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 17/05/2013 ás 18h

Compartilhe

Presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia que marca início das operações do petroleiro Zumbi dos Palmares