Presidenta Dilma anuncia modelo da Embrapii

Fonte Ascom do MCTI 14/03/2013 às 17h
A presidenta Dilma Rousseff anuncia nesta quinta-feira (14) o modelo institucional da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que será uma organização social (OS).

 

A Embrapii é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ministério da Educação (MEC). A missão é fomentar o processo de cooperação entre empresas nacionais – em especial, as pequenas e médias – e instituições tecnológicas ou instituições de direito privado sem fins lucrativos, voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O projeto piloto da Embrapii envolve o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), do Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo, e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No projeto piloto, o IPT desenvolve programa na área da biotecnologia, o INT atua nas áreas de energia e saúde, e o Cimatec, em automação e manufatura.

A iniciativa se espelha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), considerada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, como um dos principais fatores para as experiências positivas que o Brasil acumula no agronegócio. “A Embrapa é um excelente exemplo da feliz união entre o conhecimento, a produção científico-acadêmica e o sistema produtivo”, diz.

Na avaliação do ministro, os resultados nessa área, bem como no petróleo e na aeronáutica, mostram o quanto o país está preparado para atuar na economia do conhecimento. “O Brasil está cada vez mais inserido no mercado externo e precisa manter a sua competitividade”, enfatiza. Outra referência para a criação da Embrapii foi a organização alemã Sociedade Fraunhofer.

A Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial tem investimentos previstos da ordem de R$ 1 bilhão para 2013 e 2014. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos parceiros envolvidos.

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 14/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Presidenta Dilma anuncia modelo da Embrapii