Prêmio Margarida Alves recebe inscrições até dia 30

Fonte Ministério do Desenvolvimento Agrário 16/08/2014 às 11h
As inscrições para a 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – Mulheres e Agroecologia – estão abertas até o dia 30 deste mês. O prêmio procura visibilizar o desenvolvimento de pesquisas e estudos, além de promover o pensamento crítico e prático sobre a igualdade entre mulheres e homens no meio rural. Este ano, a premiação traz a agroecologia como tema principal.

O Prêmio tem âmbito nacional e seleciona os melhores trabalhos sobre o tema “Mulheres e Agroecologia”, em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de experiências e Memórias. Os trabalhos devem abordar o assunto com o foco em algum desses tópicos: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica, saberes tradicionais e sistematização de experiências, políticas públicas, organização social, articulação em redes e convivência com os biomas.

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), uma dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero; fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo brutalmente assassinada.

A edição deste ano foi lançada no último dia 24 de março pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com outros órgãos.

O edital completo e as fichas de inscrição podem ser encontrados no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Fonte Ministério do Desenvolvimento Agrário 16/08/2014 ás 11h

Compartilhe

Prêmio Margarida Alves recebe inscrições até dia 30