Premier italiano diz que Itália não afeta outras economias

Fonte Ansa flash 11/04/2013 às 10h

Mario Monti respondeu às acusações europeu que a Itália contagiava outras economias

LONDRES, 11 ABR (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou hoje que os problemas econômicos do país não repercutem nos países vizinhos, em resposta às afirmações do comissário europeu de assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn.

"Atualmente, a Itália não contagia ninguém", disse Monti, logo após receber um documento da Comissão Europeia sobre os equilíbrios macroeconômicos, o qual dizia que "a elevada dívida foi um grande problema" para a península e a fez vulnerável. Segundo a União Europeia (UE), "é latente o risco de contagio ao resto da euro zona, por isso é necessário intensificar a pressão sobre a dívida" italiana.

Questionado sobre quem representará a Itália na Cúpula de Chefes de Estado e Governos do G8, Monti espera "que participe o próximo primeiro-ministro italiano, com plenos poderes e não o Presidente do Conselho de saída".

O primeiro-ministro chegou hoje a Londres para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores do G8. Monti substitui o ministro italiano Giulio Terzi, que renunciou ao cargo após discordar da decisão da Itália sobre o caso dos fuzileiros presos na Índia.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 11/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Premier italiano diz que Itália não afeta outras economias