Premier italiano diz que Europa ajudará Iraque

Fonte ANSA 20/08/2014 às 13h

Matteo Renzi se comprometeu a lutar contra o Isis

20 Agosto, 09:34•BAGDÁ•ZGT

(ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, iniciou hoje (20) sua rápida visita ao Iraque. A mensagem que o premier levou ao homólogo iraquiano, Nuri Al-Maliki, é de que a Europa não "virará as costas" para o país na luta contra o Estado Islâmico (também conhecido como Isis).

Renzi se encontrou com Al-Maliki, com o mandatário iraquiano, Fuad Masum, e com o novo premier do país, Haider al Abadi, no palácio presidencial de Bagdá e expressou a amizade e a proximidade, seja da Itália ou da Europa, para os iraquianos. O líder ainda lembrou que hoje chegou a sexta aeronave com ajuda humanitária do governo italiano para os refugiados e perseguidos pelo grupo terrorista.

O chefe do governo italiano também terá encontro com refugiados na região de Irbil.

A visita do líder de governo ocorre, simultaneamente, à apresentação que a chanceler italiana, Federica Mogherini, fará para a comissão de Relações Exteriores da Câmara e do Senado da Itália sobre a crise no Iraque.

Mogherini ressaltou que "as ajudas militares para o Iraque são indispensáveis no momento, mas dificilmente representam o fim da crise a longo prazo". (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 20/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Premier italiano diz que Europa ajudará Iraque