Prefeitura de Palmas e MinC iniciam mapeamento cultural

Fonte Ascom/Palmas - Ascom/SPC 10/05/2013 às 9h

 

Lançamento de mapeamento foi realizado ontem, no auditório da OAB

 

 

Palmas, capital do Tocantins, é a primeira cidade brasileira a ter todos os seus equipamentos e manifestações culturais cadastrados na plataforma do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).


O lançamento foi realizado ontem, quinta-feira, 09, no auditório da OAB. Pela manhã, foram atendidos os Pontos de Cultura e demais artistas presentes. Na parte da tarde, o atendimento foi aberto para todo segmento artístico e secretários de cultura. A orientação é para que todos artistas tragam seus notbooks e afins para aprendizado no cadastro no SNIIC.

O evento contará com as presenças do prefeito Carlos Amastha; do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luiz Teixeira; do secretário de Políticas Culturais Substituto do Ministério da Cultura, Américo José Córdula Teixeira; e do coordenador geral de Monitoramento e Informações Culturais do MinC, Evaristo Nunes.

Segundo o presidente da FCP, Luiz Teixeira, haverá ainda reunião entre o diretor de Infraestrutura do MinC e os prefeitos e secretários de Cultura do Estado, para tratar sobre a necessidade de financiamento de aparelhos culturais descentralizados da Capital que possibilitem a circulação dos diversos produtos culturais produzidos no Tocantins.

Saiba mais
O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações atualizadas do segmento cultural em um único lugar. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.

A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão a coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais. (com informações do site do SNIIC)

Ascom/Palmas - Ascom/SPC
Fonte Ascom/Palmas - Ascom/SPC 10/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Prefeitura de Palmas e MinC iniciam mapeamento cultural