Prefeitura de Lagoa Seca e UEPB realizam seminário discutindo direitos dos Idosos

Fonte Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal 19/11/2009 às 0h
Para analisar a participação e os direitos dos idosos do município de Lagoa Seca, a Prefeitura Municipal, através do Centro de Referência da Assistência Social realizará o III Seminário do Idoso que acontece no dia 20 de novembro a partir das 8h, no Convento Ipuarana.

Este ano o evento terá como tema “O idoso e a qualidade de vida, construindo novas práticas para o trabalho social” e pretende leva os idosos a uma reflexão sobre a sua qualidade de vida e sobre as práticas de prevenção para a saúde.

Na ocasião serão discutidos os avanços e retrocessos nas políticas de direito aplicadas ao idoso, as ações que vem sendo desenvolvidas visando a sua inclusão social e reflexões sobre a situação deles no município de Lagoa Seca.
           
No seminário haverá realização de palestras, apresentações culturais e oficinas. A programação terá como primeiro palestrante, o Presidente do Conselho do Idoso de Campina Grande, Eraldo Minervino de Moura, que apresentará o tema “Atribuições do Conselho do Idoso”. Em seguida, o Médico Geriatra João Marcos de Moura irá abordar o tema “A saúde na terceira idade – como prevenir”.
           
Dentro das oficinas que serão oferecidas aos participantes estão a de Teatro para idosos que será ministrada por Sérgio Simplício, professor de teatro e ator profissional; a de Origami, que será ministrada por Bruna Richelly; além das oficinas de atividades físicas e a de artesanato em sabonete que serão ministradas por professores da UEPB e por artesãos locais.
           
A Universidade Estadual da Paraíba é parceira do evento e através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários está contribuindo com ações sistemáticas que visam o resgate da autoestima, o cuidado com a saúde, bem como os cuidados diários para a manutenção de uma vida saudável na terceira idade.
           
O III Seminário do Idoso de Lagoa Seca acontecerá no próximo dia 20 de novembro, a partir das 8h, no Convento Ipuarana. A cerimônia de abertura contará com a participação do Prefeito Edvardo Herculano de Lima e da Reitora da UEPB, Maria Aparecida Barbosa, além de autoridades locais do município de Lagoa Seca.

Produção assegurada: 665 famílias de agricultores de Lagoa Seca são inscritos no Seguro Safra

Já foram encerradas as inscrições dos interessados em ter sua produção assegurada pelo Garantia Safra 2009/2010.

Equipes da Secretaria de Agricultura do Município de Lagoa Seca visitaram todas as comunidades rurais fazendo o cadastramento dos agricultores. O resultado foi de 665 famílias inscritas que agora aguardam aprovação dos dados para a segunda etapa, a seleção.

Para ser beneficiado pelo Garantia Safra, o agricultor passa por três etapas: inscrição, seleção e adesão. A inscrição é feita antes da época do plantio. A seleção automática é feita em Brasília e encaminhada ao município para ser homologado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS.

Só podem receber o benefício aqueles produtores que possuem renda de até um salário mínimo e meio, sendo toda a renda familiar adquirida através da atividade agropecuária.

O Programa Garantia Safra é uma ação do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que tem por objetivo promover um ambiente de tranquilidade para a realização de atividades agrícolas na região do semi-árido brasileiro. É uma iniciativa que envolve a participação dos municípios, dos estados, da União e dos agricultores, a fim de lhes dar segurança e não os deixar desamparados no caso de não haver uma boa colheita no ano.

O Fundo somente é utilizado em casos de perda de, no mínimo, 50% da produção dos agricultores que aderiram ao programa no município.

O benefício anual assegurado pelo programa é de R$ 600,00, por família, que são pagos em até 5 parcelas mensais iguais.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Fonte Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Prefeitura de Lagoa Seca e UEPB realizam seminário discutindo direitos dos Idosos